Selo Biblioteca Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná publica livros de diversos gêneros — conto, poesia, romance, entrevistas, artes gráficas, edições fac-silimares —, que ao mesmo tempo suprem lacunas do meio editorial e oferecem ao público uma dimensão clara da produção literária estadual. Os títulos do selo Biblioteca Paraná são distribuídos para todas as bibliotecas públicas do estado e várias instituições culturais do país. Também estão disponíveis para download gratuito, confira abaixo.

 

Lançamento

 

hq

Download

Com 360 páginas e centenas de ilustrações, a obra de referência resgata a memória gráfica local e seus reflexos na cultural nacional, por meio de documentos, biografias e depoimentos. Desde o possível primeiro chargista brasileiro (João Pedro, o Mulato) até a intensa atividade independente atual, Narrativas Gráficas Curitibanas mapeia boa parte da produção artística realizada na cidade entre 1807 e 2018.
 
Autor: José Aguiar 
Ano de publicação: 2019
358 páginas 

capa

Download

Poemas e desenhos vencedores do 3º Concurso Literário e do 2º Concurso de Desenho dos Estabelecimentos Penais do Estado. Editada pela Biblioteca Pública, a coletânea traz 40 textos e 10 ilustrações produzidas por participantes do programa Remição pela Leitura, voltado para pessoas em privação de liberdade. 

 

Ano de publicação: 2023
153 páginas 

 

 

Antologias

 

15 formas breves

Download

Seleção de 15 autores entre 18 e 30 anos, nascidos ou radicados no Estado, que participaram do concurso de contos promovido pela redação do Cândido em 2016. Os textos selecionados dialogam, direta e indiretamente, com as narrativas dos mestres do gênero, como Anton Tchecov, Katherine Mansfield, Guy de Maupassant, entre outros. 

Vários autores
Ano de publicação: 2017
163 páginas


 

48 contistas

Download

Organizada por Luiz Ruffato, esta antologia faz uma apanhado da produção dos contistas do Paraná, desde a emancipação do Estado (1953) até os dias atuais. São 48 autores que se dedicam a um dos gêneros mais representativos da literatura paranaense. O livro escancara a pluralidade de vozes dos autores que têm, cada um à sua maneira, ajudado a construir o imaginário ficcional brasileiro dos últimos 150 anos. 

Organização: Luiz Ruffato 
Ano de publicação: 2014 
404 páginas

101 poetas

Download

Com uma produção pujante, a poesia paranaense não poderia deixar de refletir os movimentos que, desde 1853, se alastraram pelo Brasil. É o que fica evidente nesta antologia organizada por Ademir Demarchi. Dividido em dois volumes, o livro faz um recorte da produção lírica do Paraná, apresentando poetas ativos entre a segunda metade do século XIX e começo do século XXI. 
 
Organização: Ademir Demarchi 
Ano de publicação: 2014
404 páginas​​​​
​​​​​​

 

101 poetas

Download

Segundo volume da edição 101 poetas paranaenses. Com uma produção pujante, a poesia paranaense não poderia deixar de refletir os movimentos que, desde 1853, se alastraram pelo Brasil. É o que fica evidente nesta antologia organizada por Ademir Demarchi. O livro faz um recorte da produção lírica do Paraná, apresentando poetas ativos entre a segunda metade do século XIX e começo do século XXI. 

Organização: Ademir Demarchi 
Ano de publicação: 2014
400 páginas 



​​​​​​
 

os editores

Download

O livro reúne 11 entrevistas com profissionais do mercado editorial brasileiro. Os bate-papos, originalmente publicados no jornal literário Cândido entre 2017 e 2018, focam nas transformações ocorridas no setor nas últimas quatro décadas. Além de comentar essas mudanças, os entrevistados relembram fatos marcantes em suas trajetórias e outros assuntos instigantes, como educação, literatura brasileira e hábitos de leitura.

​​​​Ano de publicação: 2018
178 páginas




​​​

85 cronistas

Download

Esta coletânea, organizada pelo professor Luís Bueno, reúne de forma inédita mais de um século e meio de produção, e publicação, de crônicas na imprensa paranaense. Os leitores vão encontrar desde textos veiculados no jornal O Dezenove de Dezembro, primeira publicação do Estado, a nomes conhecidos do jornalismo e da literatura do Paraná, como Luiz Geraldo Mazza, Jamil Snege, Dalton Trevisan e Cristovão Tezza, incluindo outros poucos lembrados, como é o caso de Adriano Robine. 

Organização: Luís Bueno
Ano de publicação: 2018
351 páginas

 

Prêmio Paraná de Literatura

 

as maçãs de antes

Download

Na primeira edição do Prêmio Paraná de Literatura, Lila Maia conquistou o primeiro lugar na categoria poesia com As maçãs de antes. “É um livro de poesia sobre a paixão e o amor”. Com esta frase a autora define a sua obra premiada, que reúne poemas escritos entre 2009 e 2011. Lila participou de diversas oficinas literárias enquanto desenvolvia o seu próprio estilo e produzia os seus primeiros poemas.
 
Autora: Lila Maia 
Ano de publicação: 2012 
80 páginas 

 

papis

Download

José Roberto Torero venceu a primeira edição do Prêmio Paraná de Literatura na categoria conto com Papis et circensis. Reeditada pela Alfaguara em 2013, a obra traz breves textos a respeito de todos os papas, de Pedro até Francisco. Torero realizou pesquisa em busca de dados históricos, mas foi por meio da ficção que ele recriou as trajetórias dos sumos pontífices, apresentadas por um narrador hábil que possui senso de humor.
 
Autor: José Roberto Torero 
Ano de Publicação: 2012 
102 páginas 
 

sergio

Download

Livro vencedor da primeira edição do Prêmio Paraná de Literatura na categoria romance, Sérgio Y vai à América apresenta a trajetória de um jovem brasileiro que viaja para Nova York em busca de experiências. O médico do personagem-título narra a história e se surpreende com o destino inesperado de seu paciente. O romance foi reeditado pela Companhia das Letras em 2014. 
 
Autor: Alexandre Vidal Porto 
Ano de publicação: 2012 
185 páginas 


 

 

 

fabulas

Download

Neste livro temático, vencedor da edição de 2013 do Prêmio Paraná de Literatura, a mineira Adriane Garcia recria, em tom de paródia, alguns dos mais conhecidos contos de fadas da literatura mundial. Segundo o poeta Eucanaã Ferraz, jurado do concurso e autor do texto de apresentação, a obra surpreende por trazer poemas que dialogam entre si e problematizam questões como sexo, loucura, abandono, morte e melancolia. 
 
Autora: Adriane Garcia 
Ano de publicação: 2013 
81 páginas 
 

 

ensaio

  Download

Tradutor e professor do curso de Literatura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Caetano W. Galindo fez sua estreia na literatura com esta coletânea de contos vencedora do Prêmio Paraná de Literatura em 2013. O livro traz 24 textos curtos e concisos, em que o autor apresenta uma narrativa experimental, influenciada pela linguagem ousada de nomes como Thomas Pynchon e James Joyce — ambos traduzidos por Galindo anteriormente. 
 
Autor: Caetano W. Galindo
Ano de publicação: 2013 
88 páginas 

 

meu primeiro morto

Download

Vencedor da edição de 2013 do Prêmio Paraná de Literatura na categoria romance (Prêmio Manoel Carlos Karam), o livro tem como narrador/personagem um médico que trabalha no pronto-socorro de um hospital público em São Paulo. Enquanto observa a vida dos funcionários e pacientes da unidade, ele revela os problemas na infraestrutura do sistema de saúde e enfrenta uma crise pessoal. 
 
Autor: Jaci Palma 
Ano de publicação: 2013 
124 páginas 

 

 

fios

Download

Elaborado entre 2008 e 2014, Fios foi o ganhador do Prêmio Paraná de Literatura em 2014. A autora Sônia Barros elabora poemas que retratam fios aparentemente distintos, mas, de certa forma, entrelaçados: do ofício, da infância, da velhice, da maternidade, do amor, da memória, da solidão, da morte, da própria poesia. Na segunda parte da obra, a autora propõe um diálogo intenso com a tradição poética brasileira e com outras manifestações artísticas, como o cinema e a música. 

Autora: Sônia Barros 
Ano de publicação: 2014 
80 páginas
 

no inicio

Download

Vencedor da categoria de contos do Prêmio Paraná de Literatura em 2014, o livro de estreia da carioca Adriana Griner se utiliza de uma linguagem apurada para recriar relatos bíblicos. Alternando momentos de extremo lirismo com narrativas mais soltas, Griner dá um tom contemporâneo a textos clássicos, como a história da torre de Babel e a confusão de línguas com que Deus castiga a pretensão humana. 

Autora: Adriana Griner 
Ano de publicação: 2014 
112 páginas



 

operação

Download

A “guerra conjugal”, tão bem explorada por escritores como Dalton Trevisan e Nelson Rodrigues, é também o tema de Operação impensável, livro de Vanessa Barbara que ganhou o Prêmio Paraná de Literatura em 2014 na categoria romance. Utilizando-se de uma estrutura narrativa engenhosa, pontuada por e-mails espirituosos e comentários de filmes, o livro retrata os sabores e dissabores do casamento de Lia e Tito. O romance ganhou reedição da editora Intrínseca em 2015. 

Autora: Vanessa Barbara 
Ano de publicação: 2014 
176 páginas
 

 

bandeira

Download

O gaúcho Marcelo Degrazia foi o vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2017 na categoria contos (Prêmio Newton Sampaio). A obra traz nove histórias passadas no mesmo lugar e época (fronteira com Argentina, década de 1960), com pontos de vista de um garoto. Ao longo da obra, acompanhamos tanto uma simples mudança de casa quanto um trágico acidente automobilístico. São situações cotidianas, contadas com clareza e riqueza de detalhes. 

Autor: Marcelo Degrazia 
Ano de publicação: 2018
237 páginas
​​​

​​​​​​

setenta

Download

O romance Setenta, do gaúcho Henrique Schneider, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2017, traz a história de Raul, um bancário de 25 anos que é preso por engano na década de 1970, durante a ditadura militar brasileira. Na prisão, ele é forçado a aprender a lógica do absurdo: embora nunca tenha praticado atos ilícitos, tem uma ficha policial. Se não tiver, a ficha será inventada. E mesmo que não tenha informações a dar, não há alternativas senão confessar. 
 
Autor: Henrique Schneider
Ano de publicação: 2018
162 páginas

 

tempo de dentro

Download

Nos poemas de Tempo de dentro, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2017, a paulista Sônia Barros faz uma revisitação do passado através da memória. A obra traz trata da questão do tempo, tanto o cronológico quanto o memorativo, com sutileza e através de metros inventivos, atestando a preocupação da autora com a sonoridade e ritmo dos versos. Sônia também é autora de Fios, com o qual venceu o Prêmio Paraná de Literatura 2014. 
 
Autora: Sônia Barros
Ano de publicação: 2018
81 páginas

 

 

kzar

Download

Livro vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2018 na categoria Romance. Para o autor, o gaúcho Lourenço Cazarré, Kzar Alexander, o louco de Pelotas pode ser definido como um livro “sobre a paixão alucinada de um homem pela literatura”.
 
Autor: Lourenço Cazarré
Ano de publicação: 2018
341 páginas


 

lição

Download

Livro de estreia do mineiro Daniel Arelli, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2018 na categoria Poesia. Doutor em Filosofia pela Universidade de Munique, Arelli afirma que, em seus versos, buscou dialogar com a tradição da poesia. Lição da matéria dialoga com diversas correntes artísticas, das artes visuais à literatura.
 
Autor: Daniel Arelli
Ano de publicação: 2018
77 páginas
 

todo esse amor

Download

O escritor piauiense Raimundo Neto venceu o Prêmio Paraná de Literatura 2018 na categoria Conto. Boa parte das narrativas e personagens presentes nos contos apresentam gêneros e sexualidades que, na definição do autor, não se adequam a casas e famílias heteronormativas e, por isso, “sofrem, choram, são apagadas e também morrem”.
 
Autor: Raimundo Neto
Ano de publicação: 2018
160 páginas

 

Prêmio Biblioteca Digital
 

pangeia

Download

Uma breve e densa coletânea de poemas, dividida nas seções “Origens” e “Nascentes”. Trata-se de um processo de reflexão lírica sobre a origem da comunicação humana, entre a fala e a palavra, de maneira universal, em diálogo com a língua portuguesa brasileira e sua historicidade.

Autora: Mariana Basílio
Ano de publicação: 2020
59 páginas
 

não há

Download

Escrita durante a pandemia, a obra reúne poemas lúgubres e soturnos. Em tom pessimista, com doses de lirismo e ironia, a obra revela críticas políticas, paisagens apocalípticas e romantismos anticlichês.

Autor: Alexandre Gaioto
Ano de publicação: 2020
113 páginas


 

cor da gema

Download

Um livro de origens e busca. Encadeamento de sentidos fundamentais. Resguardar a memória de um objeto é a única forma de assimilar seu significado. Tudo o que já existiu está vivo. Cabe tocar a gema, sua cor, entretanto, é objeto perene de investigação.

Autora: Isabela Vannucchi
Ano de Publicação: 2020
93 páginas
 

 

o cubo magico

Download

Romain é um jovem escritor francês em busca de reconhecimento. Ao conhecer Svetlana, uma prostituta do leste europeu, decide abandonar o emprego de revisor em uma grande editora e partir com ela em uma estranha viagem de abandono e aprendizado.
 

Autor: Guido Viaro
Ano de publicação: 2020
194 páginas
 

tapibiri

Download

Quando João Bracatinga decide plantar batatas, desenterra um segredo de sua companheira, Maria dos Ipês. Na cidade de velhos que é Tapiribi, passados não resolvidos vêm ao sol às margens do Rio Paraná, resultando no embate final entre o coronel Mancoso Machado, senhor absoluto na região, e o Anhangá, espírito protetor dos matos.

Autor: Rodrigo de Jesus
Ano de publicação: 2020
192 páginas

canção de variata

Download

A obra narra a história de João Pescador, um senhor de 70 anos que — farto da cidade grande — exila-se numa ilha distante, habitada por alguns pescadores, comerciantes, entre outros, com o objetivo de purgar suas antigas dores, mágoas, rancores e também refletir sobre sua própria vida, em particular, e a existência humana, como um todo. 

Autor: Helton Timoteo
Ano de publicação: 2020
187 páginas

 

quando perdemos

Download

“Os brancos não sonham tão longe quanto nós. Dormem muito, mas só sonham com eles mesmos.” Diz o xamã yanomami Davi Kopenawa sobre nós. Isso é injusto. Dormimos cada vez menos.

Autor: Leonardo Gomes Nogueira
Ano de publicação: 2020
83 páginas



 

azul,violeta

Download

A obra traz um gesto que usa a trama da linguagem para traçar contos que se desenrolam através de uma tentativa de narcotizar o leitor com os acontecimentos, que aos poucos se entorpece pela impossibilidade da representação.

Autor: Eduardo Coletto Furlan
Ano de publicação: 2020
72 páginas


 

uns

Download

Uns é formado por uns contos sobre goleiros, sujeitos que geralmente usam o número um. Mas, sendo os goleiros pertencentes à raça humana, tirando alguns, o livro fala também sobre a humanidade, sobre suas derrotas e vitórias, sobre seus amores e ódios. É um livro sobre uns. E outros.

Autor: José Roberto Torero
Ano de publicação: 2020
82 páginas

 

os bichos

Download

Livro de magia e encantamento. Por meio de uma linguagem poética, enxuta e cadenciada, ouve-se, de fato, a voz dos bichos, e eles falam como se cantassem.

Autor: Alécio Donizete
Ano de publicação: 2020
27 páginas




 

achados

Download

Nem sempre a gente perde. A gente também acha. O jogo da vida é assim. Este é um passeio literário pelos perdidos e achados que carregamos vida afora, adentro, afundo. Sempre vida.

Autor: Lindomar da Silva
Ano de publicação: 2020
54 páginas



 

um labirinto

Download

E se de repente você se visse perdido em um labirinto? Mas não em um labirinto qualquer, num labirinto labiríntico? E se você não encontrasse placas apontando a saída e nem alguém num guichê de desinformações? Apenas um quebra-cabeças para lá de misterioso no meio do nada? O que você faria?

Autor: Jacques Fux
Ano de publicação: 2020
45 páginas

 

capa

Download

O livro versa, em linhas gerais, sobre a mulher em seu aspecto mais íntimo, a filha que perde a mãe em meio à pandemia, a menina que busca o pai perdido, a sacerdotisa que questiona o divino e o próprio tempo — nuances cujo cenário é um país em derrocada.

Autora: Clarissa Macedo
Ano de publicação: 2021
58 páginas

capa

Download

A obra é uma reflexão sobre evolução e decadência a partir de alguém que vê seu mundo mudando radicalmente, passando do sólido para a memória, e de como isto afeta o sujeito que, ao perder as suas referências de mundo, de algum modo, também se perde.

Autor: Oly Cesar Wolf
Ano de publicação: 2021
52 páginas

capa

Download

Sertão e misticismo. Um povo, um lugar e uma história. Ou muitas histórias de tantos lugares e de tanta gente. O sertão é grito na madrugada, onde adormecem os fantásticos homens e mulheres de barro e osso.

Autor: Marcello Silva
Ano de publicação: 2021
57 páginas

 

 

capa

Download

Em um fluxo poético e delirante, o romance narra a jornada de Ivan após o desaparecimento de seu companheiro, Ravi. Ao iniciar essa busca, o personagem passa a exorcizar alguns demônios interiores enquanto percorre um cenário urbano e noturno que reflete seu estado de espírito.

Autor: Agnaldo de Assis Nascimento
Ano de publicação: 2021
152 páginas

capa

Download

A narrativa combina a odisseia de uma professora em busca de um castelo com fundamentos dos estudos literários e da crítica cultural.

Autor: Marcio Aquiles
Ano de publicação: 2021
153 páginas

 

capa

Download

Clóvis é um paisagista descendente de alemães que planeja construir, em um condomínio de Porto Alegre, um bosque formado por árvores caducifólias europeias. O projeto o leva para a Alemanha, a fim de entender mais sobre a arquitetura e a flora do lugar, onde passa a refletir sobre sua própria identidade.

Autor: Gabriel Eduardo Bortulini
Ano de publicação: 2021
244 páginas

 

 

capa

Download

Personagens que se esbarram em antiquários decadentes, clínicas de desintoxicação e antessalas de psiquiatras, enquanto tentam elaborar suas perdas — luto, loucura, passagem do tempo, relacionamentos falidos.

Autora: Juliana Garbayo
Ano de publicação: 2021
158 páginas

 

capa

Download

Agá abre a palavra homem e, assim, o muda, o representa: homem pequeno e grande, homem inofensivo, homem inocente, homem de quebrar promessa, homem baleado, homem que mal nascera, homem traído, homem de cabeça chata, homem que falava javanês, homem-menino-homem, homem jatobá.

Autor: Yan Rego 
Ano de publicação: 2021
128 páginas

capa

Download

É um livro de contos insólitos. Nele, a busca da identidade é constantemente borrada por equívocos e desencontros que levam a estranhamentos, tangenciando o fantástico e o sobrenatural.

Autor: André Balaio
Ano de publicação: 2021
92 páginas

 

 

 

capa

Download

Imagine se todas as coisas que existem decidissem conversar sem parar, das moléculas de uma pequena gota d’água às árvores nas encostas de um rio, dos bosques e montanhas até os astros da Via Láctea e seus curiosos planetas e estrelas. O livro é como um diálogo comprido e poético, que se estende até o final de tudo que não se acaba.

Autora: Madu Amaral
Ano de publicação: 2021
35 páginas

capa

Download

Haicais infantis sobre um preservado jardim que sustenta um ecossistema. Pequenos seres cortejam o tempo curto contido em cada ciclo do dia. Nos versos de cada haicai, as imagens transmitem atividade e energia da vida fértil.

Autora: Solange Firmino 
Ano de publicação: 2021
42 páginas

capa

Download

A cigarra Circe escuta um canto que a chama para fora da terra. Ao se mudar de dentro da terra para o tronco de uma árvore, a cigarra que está crescendo atravessa muitos desafios. Na sua caminhada para a troca da casca, a história de Circe é uma narrativa que convida crianças e adultos a confiarem nas mudanças de forma como aquilo que é próprio da vida.

Autora: Maiara Knihs
Ano de publicação: 2021
24 páginas

 

Um Escritor na Biblioteca
 

um escritor 1980

Download

Entre 1984 e 1985, a Biblioteca Pública do Paraná promoveu bate-papos, individuais, com 11 escritores. Fernando Sabino, Nélida Piñon e Paulo Leminski foram alguns dos convidados da primeira edição do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. Cada encontro foi editado em formato de um livro e, três década depois, com a retomada da iniciativa, todos os depoimentos estão, enfim, reunidos em um único volume. 
 
Entrevistas 
Ano de publicação: 2011 
204 páginas 

um escritor 2011

Download

Reunião das entrevistas do projeto Um Escritor na Biblioteca, retomado pela Biblioteca Pública do Paraná após uma interrupção de 26 anos. A temporada de 2011, que marcou o retorno do evento, contou com a participação de dez autores: Cristovão Tezza, Ana Paula Maia, Elvira Vigna, Luiz Ruffato, Antônio Torres, Marçal Aquino, Reinaldo Moraes, Sérgio Sant'Anna, Luiz Alfredo Garcia-Roza e Milton Hatoum. 
 
Entrevistas 
Ano de publicação: 2013 
186 páginas 
 

um escritor 2012

Download

Este volume traz os depoimentos de 16 escritores brasileiros que participaram do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. De veteranos como Luiz Vilela, Roberto Gomes e João Gilberto Noll a vozes mais novas, mas já com alguma visibilidade, como Michel Laub, Joca Terron e Paulo Scott, todos falam sobre primeiras leituras, processo de criação, curiosidades e bastidores do universo literário. 
 
Entrevistas 
Ano de publicação: 2015 
248 páginas 
 

 

um escritor na bpp

Download

A obra reúne entrevistas com 23 escritores brasileiros que participaram do projeto homônimo realizado pela Biblioteca Pública do Paraná ao longo de cinco temporadas. A variedade dos entrevistados presente no livro é grande. Escritores veteranos e já consagrados, como Mario Prata, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant'Anna, Silvano Santiago, Marina Colassanti e João Silvério Trevisan dialogam com autores mais jovens, como Daniel Galera, Fabrício Capinejar, Angélica Freitas, entre outros.

Entrevistas
Ano de publicação: 2018
335 páginas

 

 

 

Roteiro Literário

 

kolody

Download

Publicado pelo selo Biblioteca Paraná, da BPP, o Roteiro Literário — Helena Kolody, escrito pela professora Luísa Cristina dos Santos Fontes, faz parte de uma coleção em que um autor escreve um ensaio sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido. A obra também traz um ensaio fotográfico com endereços e espaços frequentados pelo homenageado.
 
Autora: Luísa Cristina dos Santos Fontes
Ano de publicação: 2018
131 páginas




 

jamil

Download

A coleção Roteiro Literário, idealizada pela Biblioteca Pública do Paraná, traz a cada título um ensaio inédito sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido e uma relação dos locais que ele frequentava, conteúdo ilustrado por fotografias produzidas para o projeto. O primeiro título da coleção, assinado por Miguel Sanches Neto, é sobre Jamil Snege. Os dois conviveram e os leitores vão encontrar ao final do livro um relato a respeito do breve, mas intenso, convívio entre eles. 
 
Autor: Miguel Sanches Neto
Ano de publicação: 2017
171 páginas

leminski

Download

Editado pelo selo Biblioteca Paraná, o livro traz um ensaio, dividido em 3 partes, em que Rodrigo Garcia Lopes analisa a trajetória pessoal e artística de Paulo Leminski (1944-1989), curitibano que se dedicou, entre outras atividades culturais, à tradução, prosa literária, ensaio, canção popular e, sobretudo, à poesia. Fotos de Eduardo Macarios e Dico Kremer ilustram a relação de Leminski com a cidade de Curitiba.
 
Autor: Rodrigo Garcia Lopes
Ano de publicação: 2018
172 páginas

 

 

Outros

 

noite do absoluto

Download

Publicado originalmente em 1978, A noite do absoluto é considerado um dos pontos altos da produção de Ernani Reichmann (1920-1984), gaúcho que se radicou em Curitiba, onde constituiu família e elaborou vasta obra, com mais de 50 títulos. Professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi um estudioso da obra do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813-1855).
 
Autor: Ernani Reichmann
Ano de publicação: 2018
453 páginas





 

hq

Download

A HQ Experimentais traz adaptações de obras do chamado “quarteto experimental” da literatura paranaense — Jamil Snege (1939-2003), Manoel Carlos Karam (1947-2007), Valêncio Xavier (1933-2008) e Wilson Bueno (1949-2010). Os artistas Eloar Guazzalli (Como eu se fiz por si mesmo, de Jamil Snege), Theo Szczepanski (Mar Paraguayo, de Wilson Bueno), Rafa Campos (Maciste no inferno, de Valêncio Xavier) e DW Ribatski (Comendo bolacha maria no dia de são nunca, de Manoel Carlos Karam) assinam as adaptações.
 
História em Quadrinhos
Ano de publicação: 2017
184 páginas
 

livro aberto

Download

A obra do jornalista e escritor Nilson Monteiro apresenta um panorama dos 161 anos da BPP, uma das instituições mais antigas do Estado, fundada em 7 de março de 1857, quatro anos após a Emancipação Política do Paraná. Elaborado com alguns recursos de ficção, mas principalmente a partir de ampla pesquisa, o livro traz informações sobre as 13 sedes da BPP, seus 41 diretores e mostra a relação da comunidade com o espaço de 8,5 mil metros quadrados que reúne mais de 700 mil itens, entre livros, documentos, revistas, jornais, selos, cartas e títulos raros. 
 
Autor: Nilson Monteiro
Ano de publicação: 2018
216 páginas

 

ficções

  Download

Esta obra reúne todos os textos de ficção conhecidos de Newton Sampaio (1913-1938), definido por Dalton Trevisan como “o maior contista do Paraná”. Nascido em Tomazina (PR), Sampaio é autor dos livros Irmandade (1938) e Contos do sertão paranaense (1939), e também publicou contos e até fragmentos de uma novela em jornais e revistas, seja em Curitiba e também no Rio de Janeiro, para onde se mudou com a finalidade de estudar Medicina. 
 
Autor: Newton Sampaio 
Ano de publicação: 2014 
226 páginas 

almas

  Download

Poemas e desenhos vencedores do 2º Concurso Literário e do 1º Concurso de Desenho dos Estabelecimentos Penais do Estado. Editada pela Biblioteca Pública, a coletânea traz 20 poemas e 10 ilustrações produzidas por participantes do programa Remição pela Leitura, voltado para pessoas em privação de liberdade. 
 

Ano de publicação: 2019
114 páginas





 

contos

  Download

A coletânea reúne 12 textos vencedores do 1º Concurso Literário dos Estabelecimentos Penais do Estado do Paraná. Os participantes privados de liberdade que participaram estão inseridos no Programa de Remição da Pena pelo Estudo através da Leitura e na Escolarização Básica dentro dos espaços prisionais. Ao todo, foram analisados 610 textos de temática natalina.

Contos
Ano de publicação: 2017
102 páginas