Prêmio Paraná de Literatura - Apresentação

Criado em 2012 para figurar entre os principais concursos literários do Brasil, o Prêmio Paraná de Literatura já recebeu mais de 6.300 inscrições em cinco edições realizadas. O concurso da Secretaria de Estado da Cultura / Biblioteca Pública do Paraná seleciona livros inéditos, de autores de todo o país, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody).

O vencedor de cada categoria recebe um prêmio em dinheiro e tem sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares (distribuídos gratuitamente para bibliotecas e escolas estaduais). Os premiados também recebem 100 cópias de seus livros e, após um período de seis meses, podem reeditá-los comercialmente.

Na edição de 2018, última realizada até o momento, os premiados foram Lourenço Cazarré, com o romance Kzar Alexander, o Louco de Pelotas, Raimundo Neto, com os contos de Todo Esse Amor que Inventamos Para Nós, e Daniel Arelli, com os poemas de Lição da Matéria.

kzar
todo esse amor
lição