Vencedores do Prêmio Biblioteca Digital 2020

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) disponibiliza gratuitamente o download dos livros vencedores do primeiro Prêmio Biblioteca Digital, realizado em 2020. Criado para fomentar a produção e circulação de livros inéditos no formato de e-book, o concurso selecionou obras de autores de todo o país em quatro categorias (Romance, Conto, Poesia e Infantil). As capas e ilustrações são do Estúdio Cantalupo e a diagramação e projeto gráfico são da Thapcom Design + Ideias.

 

Poesia

 

pangeia

           Download  

Uma breve e densa coletânea de poemas, dividida nas seções “Origens” e “Nascentes”. Trata-se de um processo de reflexão lírica sobre a origem da comunicação humana, entre a fala e a palavra, de maneira universal, em diálogo com a língua portuguesa brasileira e sua historicidade — cultural e social.

gaioto

           Download  

Escrita durante a pandemia, a obra reúne poemas lúgubres e soturnos. Em tom pessimista, com doses de lirismo e ironia, a obra revela críticas políticas, paisagens apocalípticas e romantismos anticlichês.

cor da gema

           Download  

Um livro de origens e busca. Encadeamento de sentidos fundamentais. Resguardar a memória de um objeto é a única forma de assimilar seu significado. Tudo o que já existiu está vivo. Cabe tocar a gema, sua cor, entretanto, é objeto perene de investigação.

 

mariana

 

gaioto
isabela

 

Mariana Basílio nasceu em 1989, em Bauru (SP). Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é prosadora, poeta, ensaísta e tradutora. Autora dos livros de poesia Nepente (2015), Sombras & Luzes (2016), Tríptico Vital (2018) e Mácula (2020) e da plaquete As Três Mal-Amadas (2018). Mantém o site www.marianabasilio.com.br.

Alexandre Gaioto é formado em Jornalismo (Unicesumar) e Letras (Uem) e mestre em Estudos Literários (Uem). Atua como jornalista e já colaborou com o Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Zero Hora, Gazeta do Povo, O Estado do Paraná, Folha de Londrina, Metro, Cândido e com as revistas Cult e Helena. Participa da obra 101 Poetas Paranaenses — Antologia de Escritas Poéticas do Século XIX ao XXI, editada pelo selo Biblioteca Paraná.

Isabela Vannucchi nasceu em Dourado (SP), em 1994. Graduou-se em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Estreou na literatura, aos 20 anos, com A Terça Fresta (2015). Vive em Uberaba (MG).

 

Romance 

 

cubo

           Download

tapi

           Download  

canção

           Download  


Romain é um jovem escritor francês em busca de reconhecimento. Ao conhecer Svetlana, uma prostituta do leste europeu, decide abandonar o emprego de revisor em uma grande editora e partir com ela em uma estranha viagem de abandono e aprendizado.


Quando João Bracatinga decide plantar batatas, desenterra um segredo de sua companheira, Maria dos Ipês. Na cidade de velhos que é Tapiribi, passados não resolvidos vêm ao sol às margens do Rio Paraná, resultando no embate final entre o coronel Mancoso Machado, senhor absoluto na região, e o Anhangá, espírito protetor dos matos. João e Maria conseguirão exorcizar seus fantasmas?


A obra narra a história de João Pescador, um senhor de 70 anos que — farto da cidade grande — exila-se numa ilha distante, habitada por alguns pescadores, comerciantes, entre outros, com o objetivo de purgar suas antigas dores, mágoas, rancores e também refletir sobre sua própria vida, em particular, e a existência humana, como um todo. Nela conhece a menina Variata, com quem dialoga o tempo inteiro e acaba conduzido a uma percepção mais ampla e acurada da realidade.

 

guido
rodrigo
helton

 

Guido Viaro nasceu em Curitiba (PR), em 1968. É escritor e cineasta, autor de 18 romances. O Princípio da Incerteza (2019), Trem (2020), Via Alpina (2020) e No Zoológico de Berlim (2008) são alguns de seus títulos publicados.

Rodrigo de Jesus nasceu em Ponta Grossa (PR), em 1993. Viveu em diversas cidades brasileiras antes de se fixar na capital paranaense, onde é estudante de Letras na Universidade Federal do Paraná. Tapiribi, que mescla o realismo mágico com mitos brasileiros, é seu primeiro romance publicado.

Helton Timoteo nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Especialista em Teoria da Literatura / Produção Textual e Mestre em Linguística Aplicada (UERJ), é professor de Língua Portuguesa e Literatura, no Ensino Médio, e de Linguística, no Ensino Superior. Publicou os livros de poemas Réquiem para Lavine (2015) e Maçã Atirada sem Força (2017), ambos pela Penalux.

 

Conto
 

quando

           Download  

azul

           Download  

uns

             Download

 

“Os brancos não sonham tão longe quanto nós. Dormem muito, mas só sonham com eles mesmos.” Diz o xamã yanomami Davi Kopenawa sobre nós. Isso é injusto. Dormimos cada vez menos.

A obra traz um gesto que usa a trama da linguagem para traçar contos que se desenrolam através de uma tentativa de narcotizar o leitor com os acontecimentos, que aos poucos se entorpece pela impossibilidade da representação, com imagens que a princípio se constroem visualmente cristalinas e aos poucos se desmancham para e se fundirem em outras percepções possíveis.

Uns é formado por uns contos sobre goleiros, sujeitos que geralmente usam o número um. Mas, sendo os goleiros pertencentes à raça humana, tirando alguns, o livro fala também sobre a humanidade, sobre suas derrotas e vitórias, sobre seus amores e ódios. É um livro sobre uns. E outros.

 

leonardo
eduardo
torero

 

Leonardo Gomes Nogueira nasceu em 1979, em São Paulo (SP). É graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já teve uma peça e contos publicados em coletâneas. Em 2019, foi um dos escritores selecionados para participar do Curso Livre de Preparação do Escritor (Clipe) do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas. 

Eduardo Coletto Furlan nasceu em Cachoeira do Sul (RS), em 1992. É escritor, artesão e roteirista. Vive no Rio de Janeiro desde 2017, onde trilha caminhos pelas Letras, Antropologia e Cinema de forma independente e institucional através da PUC-Rio. 

José Roberto Torero nasceu em Santos (SP), em 1963, e gostava muito de jogar como goleiro (o que seus adversários também apreciavam).

 

Infantil

 

bichos

                   Download  

achados

                     Download

labirinto

                    Download  

 

Livro de magia e encantamento. Por meio de uma linguagem poética, enxuta e cadenciada, ouve-se, de fato, a voz dos bichos, e eles falam como se cantassem.

Nem sempre a gente perde. A gente também acha. O jogo da vida é assim. Este é um passeio literário pelos perdidos e achados que carregamos vida afora, adentro, afundo. Sempre vida.

E se de repente você se visse perdido em um labirinto? Mas não em um labirinto qualquer, num labirinto labiríntico? E se você não encontrasse placas apontando a saída e nem alguém num guichê de desinformações? Apenas um quebra-cabeças para lá de misterioso no meio do nada? O que você faria?

 

alécio
lindomar
jacuqes

 

Alécio Donizete nasceu em Jandaia do Sul (PR). É autor do livro de contos Ensaios da solidão e graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, onde também fez mestrado na mesma área. Em 2018, concluiu o doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, com uma tese em Filosofia e Literatura na qual estudou a obra de Guimarães Rosa. Desde 2011 é professor no departamento de Filosofia na Universidade Federal de Mato Grosso.

Lindomar da Silva é natural de Guidoval (MG) e mora em Belo Horizonte. Formado em História e Filosofia pela PUC-Minas, é atualmente diretor de Estabelecimento de Ensino da Rede Municipal de Educação da capital mineira. Um de seus outros livros publicados é Petrina, selecionado para o programa Minha Biblioteca, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, em 2019.

Jacques Fux é escritor, matemático, mestre em computação, doutor e pós-doutor em Literatura. Foi pesquisador na Universidade de Harvard (2012-2014). Autor dos romances Antiterapias (2012), Brochadas (2015), Meshugá: Um Romance Sobre a Loucura (2016) e Nobel (2018). Já ganhou os prêmios São Paulo e Manaus de Literatura, entre outros. Seus livros foram traduzidos para o italiano, espanhol e hebraico.