Divisão de Extensão

A Divisão de Extensão, localizada no subsolo da BPP, é responsável  por toda a extensão de serviços realizados pela Biblioteca Pública do Paraná, cujo objetivo é atingir grupos de leitores potenciais fora da instituição e pela operacionalização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Mais informações: (41) 3221-4986.

 

Sistema Estadual de Bibliotecas

O SEBP desenvolve ações há mais de 30 anos, visando a estimular a criação e desenvolvimento das bibliotecas públicas municipais, prestando orientações técnicas por meio de visitas e cursos de treinamento, conforme as propostas dos sistemas nacional e estadual de bibliotecas públicas. Veja aqui um guia das Bibliotecas Públicas Municipais do Paraná. 
 

Coleções itinerantes — Caixa-estante

A Divisão de Extensão presta serviços bibliotecários com envio das caixas-estantes a entidades públicas, organizações da sociedade civil e grupos reclusos ou marginalizados, visando superar as dificuldades de acesso à Biblioteca Pública do Paraná e incentivar o gosto pela leitura . A caixa-estante é um armário de aço que se abre ao meio, com prateleiras para os livros. Dispõe de rodízios, fechadura e pegadores para facilitar seu transporte. Comporta, em média, de 80 a 100 livros e fica na instituição durante quatro meses, a partir da assinatura de um termo de compromisso. Seu acervo é composto, basicamente, por livros de literatura.