Prêmio Paraná de Literatura 2013

Na segunda edição do Prêmio Paraná, integraram a comissão julgadora da categoria romance (prêmio Manoel Carlos Karam) os escritores Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer. Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolheram o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisaram as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).

Os vencedores foram:

ROMANCE | Prêmio Manoel Carlos Karam

Meu Primeiro Morto, de Jaci Palma


O narrador/personagem trabalha como médico em um pronto-socorro do SUS. Entre devaneios sobre a vida dos funcionários e pacientes do hospital, o narrador revela problemas na infraestrutura hospitalar ao mesmo tempo em que passa por um período de crise pessoal.

Jaci Palma nasceu em Passo Fundo, em 1977, mas passou a infância em Palotina (PR). Meu primeiro morto é seu livro de estreia na literatura.

Romance

 

CONTOS | Prêmio Newton Sampaio

Ensaio sobre o entendimento humano, de Caetano Galindo


Ensaio Sobre o entendimento humano reúne 24 contos curtos. O professor Caetano W. Galindo realiza uma narrativa experimental, que traz as influencias de autores como Thomas Pynchon e James Joyce, ambos traduzidos por Galindo.

Caetano Galindo nasceu em 1973, em Curitiba. É professor do curso de Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Traduziu obras de autores como David Foster Wallace e James Joyce. Ganhou o prêmio Jabuti de tradução 2013 pela sua versão de Ulysses.

Contos

 

POESIA | Prêmio Helena Kolody

Fábulas para adulto perder o sono, de Adriane Garcia


Em Fábulas para adulto perder o sono, Adriane Garcia recria contos de fadas e história clássicas da literatura mundial. Os poemas substituem os ensinamentos morais por cenas e imagens em que sobressaem a dor, a tristeza o abandono e a ironia.

Adriane Garcia nasceu em 1973, em Belo Horizonte (MG), onde vive e trabalha como funcionária pública. Cursou História na Universidade Federal de Minas Gerais e se especializou em Arte-Educação. Fábulas para adulto perder o sono marca a estreia da autora em livro.

Poesia