Perguntas Frequentes

Como fazer meu cadastro de leitor e emprestar livros?
Para utilizar o serviço de empréstimo de livros (até três títulos por vez), o usuário precisa realizar um cadastro de leitor. Para isso, é necessário um documento de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho, passaporte ou CPF), comprovante de residência de até três meses atrás e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 2,50. Menores de dez anos devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis. 

 

Como renovar meu empréstimo? 
A renovação de livros pode ser feita diretamente no balcão de empréstimos da Biblioteca, no hall térreo, ou por meio do sistema Pergamum

 

Como saber se o livro que quero está disponível? 
Todo o acervo da BPP está catalogado no sistema Pergamum, que informa a disponibilidade do exemplar e a seção em que ele está alocado. Confira aqui.

 

Como doar livros para a instituição? 
As doações devem ser feitas diretamente na Biblioteca (R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR). Veja aqui as normas para doação. 

 

Como estagiar na Biblioteca?
A instituição oferece vagas de estágio remunerado para diferentes níveis de ensino — de médio a superior. Para se candidatar a uma delas, o interessado deve ter um cadastro no site da Central de Estágio do Governo do Paraná e buscar as ofertas disponíveis no momento. 

 

Posso lançar meu livro na BPP? 
Sim. Para organizar um lançamento na Biblioteca, verifique a disponibilidade do espaço e envie todas as informações (dia e hora do evento, nome e capa do livro, sinopse, minibiografia do autor e foto em boa resolução) para o e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br.  

 

Posso fazer fotos ou filmagens dentro da Biblioteca? 
Com finalidade acadêmica, sim. Para isso, solicite uma liberação através do número (41) 3221-4911 ou pelo e-mail imprensa@bpp.pr.gov.br, informando o nome da instituição em que estuda e para qual disciplina o material será utilizado. 

 

Posso utilizar os espaços da Biblioteca para estudar ou trabalhar? 
Sim. A instituição dispõe de várias salas no hall térreo e nos outros dois andares, com cadeiras confortáveis, além de tomadas para conectar aparelhos eletrônicos.

 

Como chegar à Biblioteca? 
Localizada em uma área central de Curitiba, a instituição fica próxima de diferentes praças da capital paranaense — Tiradentes, Osório e Rui Barbosa —, nas quais é possível fazer várias conexões através do transporte público. Confira aqui a localização da Biblioteca e a maneira mais fácil de chegar.