Serviço de Empréstimo

Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar de livros e ter acesso aos materiais audiovisuais na seção de Multimeios, o usuário deverá fazer o seu Cadastro de Leitor junto ao balcão de empréstimo, no hall de entrada da BPP.
 

Empréstimo e Devolução

Para emprestar, renovar empréstimo e devolver livros, o usuário deve observar os seguintes procedimentos:

  • Dirija-se ao Balcão de Empréstimo com os livros que deseja retirar, portando seu número de RG. Pode-se tomar por empréstimo até três livros circulantes de cada vez, desde que sejam de títulos diferentes.
  • O prazo de empréstimo é de 14 (quatorze) dias, podendo ser renovado por mais uma vez, pelo mesmo período, com exceção dos livros em atraso e dos indicados para os concursos vestibulares, por razões de interesse coletivo.
  • O prazo de empréstimo do material do Braille é de 28 dias.
  • Os livros são emprestados em absoluta confiança: o usuário é responsável pela guarda e devolução dos mesmos na data indicada e nas mesmas condições do empréstimo.
  • Os comprovantes de devolução/empréstimo/pagamento são encaminhados diretamente aos e-mails registrados pelos usuários ou pode ser impresso a pedido do usuário.
  • O livro emprestado deve obrigatoriamente ser devolvido no balcão de empréstimo. Quando entregue ou deixado nas salas, a devolução não é processada, impedindo novo empréstimo e gerando multas que não poderão ser abonadas.
  • Se na data da devolução não houver expediente na Biblioteca, os livros devem ser devolvidos no primeiro dia útil seguinte.

*Amigos da Biblioteca têm uma série de benefícios especiais. Veja aqui como se associar. 

 

Renovação de livros

Pode ser feito diretamente na BPP ou online, utilizando seu código de usuário e senha.
 

Multa

Vencido o prazo de devolução, o usuário paga uma multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso de cada exemplar emprestado. O pagamento deve ser feito diretamente na BPP e o usuário deve exigir recibo — há a possibilidade de efetuar o pagamento via pix também.
 

Extravio de Livro

Se houver dano, furto ou extravio do livro emprestado é obrigatória a reposição com título igual. Em caso de edição esgotada, a reposição deve ser feita com livro de assunto e valor equivalente ao extraviado, conforme indicação da Biblioteca Pública do Paraná. O extravio do livro não isenta o usuário do pagamento de multas. Estas cessarão somente após a situação regularizada.