Equipamentos, Acessibilidade e Tecnologia

Equipamentos
A instituição ainda oferece espaços acolhedores e confortáveis para a leitura de livros, revistas e jornais. Além disso, a sala multimeios  — no hall térreo — conta com um acervo de 3.700 mil DVDs, com televisores disponíveis para utilização gratuita dos interessados. 

Acessibilidade
A BPP tem um setor preparado para atuar junto às pessoas com deficiência visual ou baixa visão, oferecendo um dos maiores acervos brasileiros preparado para as necessidades especiais, com 3.752 exemplares em braille, aproximadamente 4.500 audiolivros e 25.262 mil livros digitalizados. Entre os equipamentos à disposição dos usuários temos a lupa eletrônica, computadores com leitores de tela e o OrCam MyEye — um óculos para pessoas com deficiência visual que funciona como um escaneador de páginas de livros, permitindo que elas ouçam, em tempo real, o texto no ritmo desejado (maior ou menor velocidade).

Tecnologia
A BPP faz uso do programa Pergamum, um sistema de gerenciamento de informações que controla todas as rotinas de uma biblioteca — cadastro digital de usuários; consulta ao acervo via internet; renovação de livros online e produção de relatórios estatísticos.