Cândido - Nº 05 - Dezembro 2011

Capa Cândido 05
O riso do absurdo
Com humor e experimentação linguística, Manoel Carlos Karam construiu uma obra transgressora e singular


Nesta Edição:

Editorial

Biblioteca Afetiva
Um escritor na Biblioteca: Reinaldo Moraes
Sétimo convidado do projeto “Um Escritor na Biblioteca”, o autor do clássico Tanto faz fala sobre o hiato de duas décadas longe da literatura e de como concebeu Pornopopéia, romance de 2009 que já foi alçado à condição de clássico contemporâneo .

Crônica: Modesto informe sobre as bibliotecas do oriente e d’além , por José Roberto Torero
Documento encontrado na biblioteca de Tinos, supostamente escrito por Maffeo Polo. Trazido à luz por José Roberto Torero .

Entrevista: Michel Laub , por Felipe Kryminice
Um dos autores mais talentosos de sua geração, Michel Laub também tem se destacado comandando disputadas oficinas de criação literária

Cândido, 133 : Memória Coletiva , por Felipe Kryminice
Com um acervo de mais 100 mil itens, a Divisão de Documentação Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná preserva a memória do Estado .

Conto: Princesa
Livia Garcia-Roza nasceu no Rio de Janeiro e é psicanalista. Estreou na literatura de ficção em 1995, com o romance Quarto de menina. Depois vieram Meus queridos estranhos, Cartão-postal, Cine Odeon, Solo feminino, A palavra que veio do Sul, Faces, entre outros. É organizadora da antologia de contos Ficções fraternas (2003). Vive no Rio de Janeiro (RJ).

Capa: Manoel Carlos Karam
Nas máscaras do descarado as mil caras do mascarado , Nelson de Oliveira escreve sobre a obra literária de Manoel Carlos Karam
Conto: Ilha de Nossa Senhora Fulana de Tal e outros nomes, de Manoel Carlos Karam
Jornal da guerra contra a gente mesmo , por Luiz Andrioli
As marcas de Karam, por Guilherme Sobota
Conto: Schoenberg, Berg e Webern , de Manoel Carlos Karam

Perfil do Leitor: Fernando Severo - Café, pão e poesia , por Márcio Norberto
Influenciado pelas leituras da mãe, o cineasta paranaense Fernando Severo ainda conserva um hábito dos tempos de infância: misturar café e poesia .

Conto: Digital reverb delay
Marcio Renato dos Santos escreve ficção á 20 anos. Estreou na literatura com o livro de contos Minda-Au (2010). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcio é jornalista e atua na Assessoria de Comunicação do Museu Oscar Niemeyer (MON). Vive em Curitiba (PR).
Retrato de um artista : Lima Barreto , por Osvalter Urbinati
Osvalter Urbinati é designer gráfico por formação e ilustrador por insistência. Formou-se pela UTFPR, em 2006, e desde então ilustra, diagrama e projeta jornais de Curitiba. Também trabalha como freelancer para as revistas Mundo Estranho e Alfa.
Poesia: Josely Vianna Baptista
Josely Vianna Baptista nasceu em Curitiba (PR), em 1957. É poeta, tradutora e escritora. Entre seus livros, estão Ar (1991), Corpografia (1992) e A concha das mil coisas maravilhosas do velho caramujo (2001). Em 1996, criou a coleção Cadernos da Ameríndia, dedicada a temas do repertório cultural e textual de etnias indígenas sul- americanas. Os dois poemas publicados aqui fazem parte do livro inédito Roça barroca, que a editora Cosac Naify lança em janeiro.

Download desta Edição (arquivo PDF)