PINTURA | Pele da pintura 09/12/2025 - 14:54
Por Gustavo Magalhães
Corpo, identidade e materialidade compõem esta seleção de obras do artista paranaense Gustavo Magalhães, que produz e estuda pinturas há mais de uma década. Cada uma das peças coloca estes elementos em diálogo e evidenciam, através da própria linguagem artística, a intenção do autor: a recusa em limitar-se às expectativas formais do chamado "espaço representacional negro”, conceito cunhado pelo crítico de arte norte-americano Darby English.
A série "Pele da Pintura" faz parte de uma pesquisa dialética sobre a relação entre imagem e materialidade no campo da pintura. Ainda em expansão, é composta por peças produzidas utilizando a técnica de óleo sobre tela ou madeira. Os primeiros trabalhos passaram pelo Museu Municipal de Arte (MuMA), em Curitiba, com curadoria de Fabrícia Jordão. Agora, uma seleção especial do artista integra esta edição do Cândido.
A pele, sempre em destaque, enfatiza a dimensão material e processual da pintura, na medida que é atravessada por cortes e dobras que revelam uma camada inferior, formada por tinta ainda úmida. Aparecem então, cores fortes – inclusive o vermelho, carregado de simbolismos – e as texturas marcantes, que afirmam a relação pintura-corpo, destacando a materialidade e significado da obra em si.
Gustavo Magalhães (1998, Goioerê/PR) é artista visual e produz pinturas desde 2013. É mestrando em Artes Visuais - PPGAV e graduado em Licenciatura em Artes Visuais, ambos pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Sua prática artística concentra-se na investigação da materialidade da pintura e na ressignificação de imagens, traçando diálogos com a historiografia da arte, seus cânones, discussões e signos.






























