PINTURA | Pele da pintura 09/12/2025 - 14:54

Por Gustavo Magalhães

Corpo, identidade e materialidade compõem esta seleção de obras do artista paranaense Gustavo Magalhães, que produz e estuda pinturas há mais de uma década. Cada uma das peças coloca estes elementos em diálogo e evidenciam, através da própria linguagem artística, a intenção do autor: a recusa em limitar-se às expectativas formais do chamado "espaço representacional negro”, conceito cunhado pelo crítico de arte norte-americano Darby English.

A série "Pele da Pintura" faz parte de uma pesquisa dialética sobre a relação entre imagem e materialidade no campo da pintura. Ainda em expansão, é com­posta por peças produzidas utilizando a técnica de óleo sobre tela ou madeira. Os primeiros trabalhos pas­saram pelo Museu Municipal de Arte (MuMA), em Curitiba, com curadoria de Fabrícia Jordão. Agora, uma se­leção especial do artista integra esta edição do Cândi­do.

A pele, sempre em destaque, enfatiza a dimensão material e processual da pintura, na medida que é atra­vessada por cortes e dobras que revelam uma camada inferior, formada por tinta ainda úmida. Aparecem então, cores fortes – inclusive o vermelho, carregado de simbolismos – e as texturas marcantes, que afirmam a relação pintura-corpo, destacando a materialidade e significado da obra em si.

 

Gustavo Magalhães (1998, Goioerê/PR) é artista visual e produz pinturas desde 2013. É mestrando em Artes Visuais - PPGAV e graduado em Licenciatura em Artes Visuais, ambos pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Sua prática artística concentra-se na investigação da materialidade da pintura e na ressignificação de imagens, traçando diálogos com a historiografia da arte, seus cânones, discussões e signos.

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