Cândido - Nº 19 - Fevereiro 2013

Para onde vai a crônica?

cand19

O mais brasileiro dos gêneros literários ganha novos contornos no século XXI

Nesta edição:

Tira

Biblioteca Afetiva

Curtas da BPP
Notas da Província

Entrevista: Antonio Cicero

Poema

Ricardo Silvestrin é escritor, autor do livro de contos Play e do romance O videogame do rei. Na poesia publicou, entre outros, O menos vendido. Vive em Porto Alegre (RS).

Perfil do Leitor: Marcio Abreu
Leitor precoce, o diretor Marcio Abreu tem em seu cânone pessoal escritores como Paulo Leminski e Julio Cortázar, autores cujas obras reverberaram em seu trabalho no teatro

Em busca de Curitiba: Luiz Felipe Leprevost
Luiz Felipe Leprevost é músico e escritor, autor dos livros Tornozelos deitados e Cecília roendo as unhas. O texto publicado aqui faz parte da novela Dias nublados, que integra a Coleção Osório, da Editora Arte & Letra, a ser lançada no segundo semestre de 2013. Leprevost vive em Curitiba (PR).

Making Of: Zero
Líbelo contra a ditadura, romance pop e experimento linguístico, Zero foi ignorado por quatro editoras brasileiras, publicado primeiramente na Itália e aqui liberado em 1979 — para nunca mais sair de nosso cânone literário

Especial Capa: A crônica hoje

As facetas da crônica no século XXI
De relatos do cotidiano no século XIX à condição de texto literário de qualidade no século XX, a crônica foi reinventada no Brasil e se apresenta como espaço livre para diversos assuntos sob variadas abordagens

"O cronista olha pelo buraco da fechadura"O intelectual mineiro diz que hoje muitos textos que são lidos como “crônica”, na realidade, não passam de comentários, colunas ou artigos

Como não escrever crônicas
Matthew Shirts é redator-chefe da revista National Geographic Brasil e cronista da revista Veja São Paulo. Vive em São Paulo (SP).

Cronista por acaso
Carlos Herculano Lopes é escritor e jornalista, autor, entre outros, dos romances Poltrona 27, O Vestido, Sombras de julho, e dos livros de crônicas O pescador de latinhas e A mulher dos sapatos vermelhos. Vive em Belo Horizonte (MG).

Quando a crônica esportiva virou literatura
Nelson Rodrigues, o mais célebre dramaturgo brasileiro, também foi o melhor dos nossos cronistas esportivos, levando para o efêmero texto de jornal a imortalidade das grandes peças literárias

Conto: Um gesto raro
Tércia Montenegro é autora do livro de contos O tempo em estado sólido, 2012.

Poema: Rebento

Otto Leopoldo Winck é carioca, morou em Porto Alegre, mas vive há muito tempo em Curitiba. É autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia em 2005, lançado no ano seguinte pela editora Garamond. O poema publicado aqui pertence ao livro Desacordes, contemplado em 2012 com o Prêmio Governo Minas Gerais de Literatura, na categoria poesia.

Retrato de um artista: Rubem Braga
Weberson Santiago nasceu em 1983. Faz ilustrações para livros, revistas e jornais. É professor da Quanta Academia de Artes de Mogi das Cruzes, cidade em que reside.

Edição (PDF)