Cândido - N° 31 - Fevereiro 2014

De cara amarrada

Escritores contemporâneos não conseguem incorporar o humor da realidade em suas obras literárias

Edição 31

Nesta edição:

Editorial

Cartum

Biblioteca Afetiva

Curtas da BPP

Notas da Província

Entrevistas | José Luiz Passos e Adriane Garcia

Making Of | O Ateneu
Rodado em gráficas francesas ao longo de várias edições, O Ateneu, romance que faz uma metáfora da época a partir de um internato, marca a ascensão de seu autor, cujo suicídio aos 32 anos interrompeu uma carreira promissora na literatura.


De cenho franzido
O tão festejado e anunciado humor da realidade tupiniquim não está presente na prosa e na poesia produzida por autores brasileiros contemporâneos. O recurso, no entanto, aparece em alguns textos literários, mas — atualmente — é quase uma exceção

Variações sobre o humor
No que diz respeito ao Brasil, há humor na dramaturgia, na prosa, em versos e na literatura infantil. A afirmação é da professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Raquel Beatriz Junqueira Guimarães. Ela conhece, e estuda, o assunto. Nesta entrevista, Raquel fala de Gregório de Matos, no século XVII, até Luis Fernando Verissimo, no século XXI. Também explica de que maneira Oswald de Andrade se utilizou do humor no início do século XX. E ainda salienta que a universidade estuda, e valoriza, obras literárias que apresentam humor.

Estante de humor

Conto | Um de nós está mentindo


Conto | Juntos
A história que o Cândido publica integra a nova coletânea de contos de Miguel Sanches Neto, O móvel mundo, a ser publicada pela Companhia das Letras em 2014

Poesia:

Ademir Demarchi
Nasceu em 1960, em Maringá (PR). É mestre (UFSC) e doutor (USP) em Literatura Brasileira. É editor da revista de poesia e crítica BABEL. Entre seus livros, destacam-se Os mortos na sala de jantar (2007) e Pirão de sereia, que reúne sua obra poética produzida nos últimos 30 anos (2012). Vive em Santos (SP).

Adriane Garcia
Nasceu em 1973 em Belo Horizonte (MG), onde vive e trabalha como funcionária pública. Cursou História na Universidade Federal de Minas Gerais e se especializou em Arte-Educação pela UEMG. É teatroeducadora e atriz. Escreve poesia, contos e dramaturgia, além de infantojuvenis. Fábulas para adulto perder o sono é o seu primeiro livro publicado.

Mário Alex Rosa
Autor do livro de poesia Ouro Preto e dos infantis ABC Futebol Clube e outros poemas e Formigas. Os poemas publicados pelo Cândido pertencem ao livro inédito SEM ASA. O autor vive em Belo Horizonte (MG).

Veronica Stigger
Nasceu em Porto Alegre em 1973. É escritora, crítica de arte e professora universitária. Entre seus livros publicados, estão Delírio de Damasco, Os anões e Opisanie s ´wiata — vencedor do Prêmio de melhor romance de 2013 da Fundação Biblioteca Nacional. Desde 2001, vive em São Paulo (SP).

Literatura para ver
Obras que unem literatura e fotografia redefinem os limites entre imagem e palavra

Retrato de Um Artista:Luis Fernando Verissimo