Capa | Especial Humor

De cenho franzido

O tão festejado e anunciado humor da realidade tupiniquim não está presente na prosa e na poesia produzida por autores brasileiros contemporâneos. O recurso, no entanto, aparece em alguns textos literários, mas — atualmente — é quase uma exceção

Variações sobre o humor

No que diz respeito ao Brasil, há humor na dramaturgia, na prosa, em versos e na literatura infantil. A afirmação é da professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) Raquel Beatriz Junqueira Guimarães. Ela conhece, e estuda, o assunto. Nesta entrevista, Raquel fala de Gregório de Matos, no século XVII, até Luis Fernando Verissimo, no século XXI. Também explica de que maneira Oswald de Andrade se utilizou do humor no início do século XX. E ainda salienta que a universidade estuda, e valoriza, obras literárias que apresentam humor.

Estante humor

Gregório de Matos, Machado de Assis, Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues são alguns dos autores que integram a lista de grandes livros de humor da literatura brasileira.

Um de nós está mentindo

Mario Prata foge um pouco do academicismo e traz um incrível conto onde figuram o "jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor, orador, ministro, embaixador, deputado, escritor e chato, só não foi jogador de futebol porque não tentou a ponta-direita do Vitória." Rui Barbosa e o Czar Nicolau.