Cândido - Nº 06 - Janeiro 2012

Capa Cândido 06
Procura-se
Quem são os precursores e os novos nomes da literatura policial brasileira

 
Nesta Edição:

Editorial

Biblioteca Afetiva

Humor
Um escritor na Biblioteca: Luiz Alfredo Garcia-Roza
Um dos autores mais lidos da literatura policial brasileira, o criador do delegado Espinosa fala sobre como e por quê, aos 60 anos, começou a escrever romances policiais, após uma longa e bem-sucedida carreira acadêmica .

Memória Literária: Gratidão a Wilson Martins, por André Seffrin
André Seffrin escreve sobre sua relação com a obra e o legado literário do crítico, morto há dois anos .


Entrevista: José Castello , por Luiz Rebinski Junior
José Castello, que em 2011 venceu o prêmio Jabuti com o romance Ribamar, diz que está cada vez mais interessado em trabalhar nas fronteiras dos gêneros literários .


Conto: Todos os anjos
Luiz Vilela nasceu em 1942. É um dos maiores contistas da literatura brasileira, autor, entre outros, dos livros de contos Tremor de terra (1967), A cabeça (2002). Seu mais recente livro é o romance Perdição (2011) . Vive em Ituiutaba (MG).

Capa: Literatura Policial
Existe uma literatura policial brasileira? , por Flávio Moreira da Costa
Autor de romances policiais e organizador da antologia Crime feito em casa — contos policiais brasileiros, Flávio Moreira da Costa traça um panorama do gênero no país, desde os precursores até os autores contemporâneos

Bastidores de um romance policial , por Flávio Carneiro
Autor de vários livros de ficção, Flávio Carneiro relata como foi escrever O campeonato, seu primeiro romance policial.

Conto: Antes de abatê-los e Peste uma peste
Luiz Felipe Leprevost é poeta e escritor, autor dos livros Tornozelos deitados (2005), Cecília roendo unhas (2005) e Ode mundana (2006). Acaba de lançar o romance E se contorce igual a um dragãozinho ferido (2011). Vive em Curitiba (PR).

Perfil do Leitor: Fábio Elias - O leitor-compositor , por Felipe Kryminice
Fã de biografias e poesia, o guitarrista e compositor Fábio Elias faz da leitura o mote para as composições de sua banda, a Relespública.


Cândido, 133: A pequena Babel , por Guilherme Sobota
Uma das salas mais visitadas da Biblioteca Pública do Paraná, a Seção de Linguística e Literatura abriga aproximadamente 150 mil volumes, desde Homero até os best-sellers da literatura contemporânea.

Retrato de um artista : Edgar Allan Poe , por Rafael Campos Rocha
Rafael Campos Rocha é artista plástico e cartunista. Faz trabalhos para o caderno “Ilustríssima”, da Folha de S. Paulo. Vive em São Paulo (SP).

Poesia: Heinrich Heine , tradução de André Vallias
Henrich Heine nasceu em dezembro de 1797, em Düsseldorf, na Alemanha. Foi poeta, escritor e jornalista. Sua obra mais importante é Livro das canções, que teve 13 edições durante a vida do autor. Heine faleceu em 1856, em Paris.


  Download desta Edição (Arquivo PDF)