Segunda edição da Caravana Literária movimenta o interior do Paraná 29/09/2017 - 11:42

A diversidade de autores e público marcou a segunda edição do projeto Caravana Literária. Entre 24 de agosto e 22 de setembro, 15 escritores percorreram 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba, discutindo suas obras e temas ligados ao universo literário. A iniciativa faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) que promoveu — de 24 de agosto a 29 de setembro — atividades de incentivo à leitura com entrada gratuita em várias regiões do Estado. 

“A grande maioria dos autores e municípios deram retorno positivo do projeto. Por isso queremos que a Caravana continue crescendo, com mais escritores e mais bibliotecas participando no ano que vem, sempre com o intuito de melhorar ainda mais a dinâmica do projeto”, avalia Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná, instituição responsável pela curadoria do evento. 

Em 2016, 11 autores estiveram em 22 cidades. Neste ano, 15 escritores visitaram 30 bibliotecas. “Os pequenos e médios municípios do Estado são carentes de atividades culturais e, por esse motivo, a descentralização dos ações da SEEC é importante”, diz o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.    

A variedade de estilos dos convidados foi uma das marcas do projeto neste ano, com poetas, romancistas, cronistas, autores infantojuvenis e autores de fantasia. O público também foi bem diversificado, de jovens estudantes a leitores mais experientes. 

As instituições selecionadas para receber os escritores abrangem as mais variadas regiões do Estado — dos Campos Gerais ao Sudoeste paranaense — e são referências entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, coordenado e administrado pela BPP. 

sydor
 
r
 
s

Da esquerda para a direita: Adriana Sydor, Reinaldo Moraes e Santiago Nazarian

Retorno
O escritor Santiago Nazarian, autor do recente romance Neve negra (2017), destaca a empolgação do público jovem que marcou presença em Apucarana, no dia 11 de setembro. “Eles tinham muitas perguntas, muitas questões e extrapolamos o horário”, diz. O mesmo interesse foi percebido pela cronista Adriana Sydor, que visitou a Biblioteca Pública Municipal Professor Venceslau Muniz, em Rio Negro. “Fazia bastante tempo que eu não conversava com uma turma tão bonita e cativante. Olhos atentos, perguntas gostosas, boas risadas”, conta.

Alguns encontros contaram com dezenas de ouvintes, como no caso de uma palestra de Reinaldo Moraes, que conversou com adolescentes na Biblioteca Municipal de Cascavel. “Fui tratado pelo pessoal da biblioteca com a maior atenção, simpatia e generosidade desse mundo”, afirma. 
 
Autores participantes
Adriana Sydor, Adélia Woellner, Cíntia Moscovich, Etel Frota, Flavio de Souza, José Roberto Torero, Luís Henrique Pellanda, Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Nelson de Oliveira, Reinaldo Moraes, Rodrigo Garcia Lopes, Santiago Nazarian, Toninho Vaz e Thiago Tizzot.

Municípios contemplados
Apucarana, Barracão, Cambé, Carambeí, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Mamborê, Mandaguari, Morretes, Paranaguá, Paula Freitas, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pinhais, Piên, Ponta Grossa, Planaltina do Paraná, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Terra Boa, Terra Rica, Umuarama, União da Vitória, Toledo e Vitorino.

GALERIA DE IMAGENS