Legado de Ferreira Gullar é o assunto de capa da nova edição do Cândido 30/11/2021 - 13:45

Está no ar o número 124 do jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná, que destaca a obra de Ferreira Gullar (1930-2016). O especial do mês, produzido pelo jornalista Mateus Baldi, analisa, por meio de entrevistas, o legado deixado pelo escritor maranhense, cuja poesia completa acaba de ganhar uma nova edição, lançada pela Companhia das Letras. Baldi ainda assina um ensaio sobre a canção “Onde Andarás”, parceria de Gullar com Caetano Veloso que ajuda a compreender a linha evolutiva da MPB.

“Ferreira Gullar criou formulações teóricas importantes, influentes. Era essa pessoa que estava, de alguma forma, no meio dos acontecimentos, do turbilhão da História. Mas, ao mesmo tempo, a sua melhor poesia não se deixa reduzir ao momento histórico em que foi escrita, nem ao nosso momento histórico atual”, afirma Miguel Conde, autor da biografia do poeta e um dos entrevistados pela reportagem.

Outros destaques da nova edição do Cândido: entrevistas com Adriana Negreiros e Francisco Mallmann (concedidas a Jonatan Silva e Hiago Rizzi), reportagem de Luiz Felipe Cunha sobre a obra literária de Woody Allen, poemas de Samantha Abreu, crônica de Cristina Judar e um ensaio fotográfico assinado por Eduardo Rogalski. A ilustração da capa é de Nana Grunevald.

Leia no site www.candido.bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito do arquivo com o novo projeto gráfico aqui.