Cândido - Nº 04 - Novembro/2011

Capa Cândido 04
Os caminhos do conto
Escritores e críticos discutem o futuro do gênero que revelou autores clássicos da literatura mundial

Nesta Edição:

Editorial

Biblioteca Afetiva
Um escritor na Biblioteca: Marçal Aquino
No sexto encontro do projeto “Um escritor na Biblioteca”, o autor de Faroestes falou sobre sua formação como leitor, seu fascínio pelos livros e do sucesso de sua obra literária no cinema, outra arte pela qual se diz“apaixonado”

Entrevista: Sérgio Rodrigues : Dos dois lados do balcão , por Guilherme Sobota
Escritor e crítico, Sérgio Rodrigues fala sobre a democratização da “conversa” literária na internet, onde se tornou referência com seu blog Todoprosa .

Livro e Leitura : Paraná define ações de incentivo à leitura , por Felipe Kryminice
Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura reúne políticas públicas que visam a democratização do acesso ao livro e a valorização da leitura .

Memória Literária : A liberdade na arte , por Zahidé Lupinacci Muzart
Organizadora da poesia de Júlia da Costa, a professora Zahidé Lupinacci Muzart escreve sobre a vida e a obra da autora parananense, uma das mais interessantes e ousadas poetas do século XIX, que morreu há cem anos .

Conto: Respeitem este direito
Marcelino Freire nasceu em Sertânia (PE), em 1967. Viveu no Recife. Reside em São Paulo, capital, desde 1991. É autor, entre outros, de Angu de sangue (2000) e Contos negreiros (2006), ganhador do Prêmio Jabuti. Faz parte do coletivo artístico Edith (visiteedith.com), por onde acaba de lançar o livro de contos Amar é crime.

Capa: Conto : Um nocaute no conto, por Luiz Rebinski Junior
Com forte tradição na literatura brasileira, o conto tem sido preterido pelo romance neste início de século. Escritores, críticos e editores discutem por que o gênero que revelou importantes autores no país encontra grande resistência no mercado editorial .


Capa: Conto : O conto-riacho , por João Anzanello Carrascoza

Conto: Anotações de viagem a Juqueí
Ivana Arruda Leite nasceu em Araçatuba, São Paulo, em 1951. É mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo e autora dos livros Falo de mulher (2002), Eu te darei o céu (2004), Ao homem que não me quis (2005) e do juvenil Confidencial (2002), entre outros. Participou de inúmeras antologias no Brasil e no exterior. Escreve desde 2005 no blog Doidivana (doidivana. wordpress.com). Vive em São Paulo (SP).

Conto: Chuva
Otávio Duarte é escritor e jornalista. Morou em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre outras obras, publicou o livro de poemas e contos Fanfarra infante (1998), o livro de contos Seis romances e uma pintura (2001) e o álbum Clepsidra, em parceria com o pintor Rones Dumke (2010), que ilustra o conto publicado aqui. Vive em Curitiba (PR).

Retrato de um artista : Julio Cortázar, por Robson Vilalba
Robson Vilalba é ilustrador, cartunista e caricaturista. Atuou como chargista e ilustrador no jornal A Tribuna, em Rodonópolis (MT), nos jornais Notícia UEL e Folha Norte, ambos de Londrina (PR), onde também publicou o livro Londrinenses, em parceria com Maurício Arruda Mendonça. Atualmente trabalha na Gazeta do Povo. Mantém os blogs estacaofinlandia. blogspot.com e robsonvilalba.carbonmade.com. Em novembro, Vilalba apresenta a exposição Letrados Caricatos, na BPP. Vive em Curitiba (PR).

Poesia: Iacyr Anderson Freitas
Iacyr Anderson Freitas é poeta, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicou mais de dez livros, entre poesia, prosa e ensaios. Já recebeu diversos prêmios literários nacionais e é publicado em pelo menos outros oito países. Entre suas principais obras estão Trinca dos traídos (2003) e Oceano coligido (2000). Vive em Juiz de Fora (MG) .

Download desta Edição (arquivo PDF)