Conhecer o Museu do Expedicionário em Curitiba

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso a todas as informações sobre o Museu do Expedicionário.

O Museu é um espaço cultural que possui um rico acervo e registra a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), destacando a atuação dos pracinhas paranaenses na vitoriosa campanha realizada em solo italiano. São uniformes e material bélico da época, utilizados pelos combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha de Guerra do Brasil, além de documentos, fotos, filmes, mapas e ilustrações. A Praça onde está o Museu também expõe algumas peças importantes de seu acervo, como um carro de combate M3 Stuart e um avião de caça P-47D Thunderbolt.

Quem pode conhecer

Qualquer pessoa.

Como conhecer

O Museu do Expedicionário tem exposições permanentes e temporárias, e conta com totens e audioguia.

As peças expostas têm textos explicativos em português e inglês. O local conta ainda com um auditório e uma biblioteca.

A entrada é gratuita e não há necessidade de agendamento prévio. Grupos com mais de 15 pessoas podem agendar Visita Guiada pelo telefone (41) 3362-8231.


Acervo on-line

Alguns dos itens do Museu do Expedicionário integram as mais de 190 mil peças disponíveis em Museus do Paraná.


Endereço

Rua Comendador Macedo, 655 (Praça do Expedicionário), Alto da XV, Curitiba-PR.

Horário de visitação

  • De terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h;
  • O horário pode sofrer alteração em feriados nacionais. Antes de programar sua visita, confirme o funcionamento pelos telefones (41) 3362 - 8231 e 3264 - 3931.

O que diz a lei

O Museu do Expedicionário segue a Legislação do Sistema Estadual de Museus do Paraná, publicada no Diário Oficial n° 3.356, de 24 de setembro de 1990. De acordo com a lei, os museus são espaços dotados de quadro funcional, abertos ao público, destinados a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar o acervo com objetivos educacionais, culturais e de lazer.