Seção Braille

Espaço dedicado à prestação de serviços culturais e educacionais que visam ao desenvolvimento e à formação das pessoas com deficiência visual e baixa visão. A seção presta atendimento e orientação aos usuários no acesso à informação e à leitura através de meios especializados, como os óculos OrCam MyEye (permite à pessoa com deficiência visual escutar o conteúdo de um livro em tempo real, através do escaneamento das páginas), livro falado, livros digitalizados e em sistema Braille. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h; aos sábados, das 8h30 às 12h30. Informações: (41) 3221-4985 e braille@pr.gov.br.
 

Livro falado
São títulos gravados em áudio, em formato de CD. O acervo da BPP abrange assuntos variados e atende o público adulto e infantil. Parte desse trabalho é realizado por voluntários, na própria Seção Braille.

 

Livro digitalizados
Processo em que o livro físico é digitalizado para audição através de meios informatizados. Esse modelo possibilita também a impressão em fontes de tamanhos diversos, de acordo com a necessidade. O acervo da BPP abrange assuntos variados, direcionados ao público adulto e infantil.


Livro em Braille
Títulos impressos no sistema Braille, através do qual a pessoa lê com o auxílio das pontas dos dedos. O acervo também conta com livros infantojuvenis, sendo a maioria dos exemplares confeccionada artesanalmente e com ilustrações em relevo, para que a criança possa sentir as diferentes texturas dos materiais empregados.

 

Outros recursos e serviços
A seção disponibiliza outros recursos para ajudar a pessoa com deficiência visual. São eles: periódicos (revistas, boletins e folhetos), tocadores de mp3 e fones de ouvido, equipamentos de som, CDs, jogos adaptados, equipamentos para escrita e cálculo, máquinas de datilografia Braille, regletes, punções, sorobãs, equipamentos para ampliação de imagens e de textos, além de computadores com sintetizadores de voz que possibilitam a audição do que está escrito na tela.


Empréstimo
O usuário também pode fazer empréstimo do acervo. Para utilizar esse serviço, é necessário fazer um Cadastro de Leitor e solicitar o cadastramento na Seção Braille. As pessoas residentes em outros municípios do Paraná devem efetuar a solicitação através da biblioteca municipal local, que solicitará os serviços da REDECEG (serviço de apoio a outras bibliotecas).

 

Visitas orientadas
A seção recebe grupos para apresentação do espaço físico e dos serviços prestados. De acordo com a faixa etária, essas visitas devem ser previamente agendadas na Seção Infantil — (41) 3221-4980.