Vencedor do Prêmio Paraná 2012, Vidal Porto fala sobre Sergio Y. vai à América 02/07/2013 - 14:50

Diplomata de carreira e colunista da Folha de S. Paulo, o paulista Alexandre Vidal Porto atualmente vive em Tóquio, onde escreveu Sergio Y. vai à América, romance vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2012. O livro narra a saga de um jovem da alta burguesia de São Paulo que viaja para Nova York em busca de outras experiências. A história é contada pelo médico do personagem-título, que se surpreende ao descobrir o destino inesperado que a vida de seu paciente acaba tomando. Na entrevista a seguir, Porto fala sobre a trajetória de seu livro após a premiação.

w
O que significou ganhar o Prêmio Paraná Literatura 2012 na categoria romance?

Significou uma grande alegria pessoal e um impulso importante à minha carreira como escritor.

O que aconteceu com Sergio Y. vai à América após você ter vencido o Prêmio Paraná de Literatura 2012?
O livro foi distribuído em bibliotecas e escolas. Ocasionalmente, recebo mensagens de leitores comentando algum aspecto da história. A primeira edição comercial do livro sairá pela editora Companhia das Letras no primeiro semestre de 2014.

O que os seus leitores e interlocutores dizem a respeito do romance?
As reações que eu tenho são, em geral, positivas.

Como você avalia e lê hoje o seu Sergio Y vai à América?

Acho que gosto mais do livro hoje do que quando acabei de escrevê-lo. Continuo achando, pelo menos para mim, a história de Sergio Y pertinente. Ainda me emociono com passagens do texto.

Você já tem projeto para um novo romance? Pode falar a respeito?

Sim, tenho um romance em andamento, mas ainda não articulei exatamente a história. A personagem principal é uma mulher descobrindo sua sexualidade, e a história se passa em Brasília. É isso o que dá para falar a esta altura.
Vidal

O autor durante a cerimônia de entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2012

Prêmio Paraná 2013

Neste ano, como na primeira edição, o concurso seleciona obras inéditas nas categorias Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná e receberá R$ 40 mil. Nomes como Alberto Mussa, Eucanaã Ferraz, Raimundo Carrero e Rodrigo Garcia Lopes estão entre os jurados da segunda edição do concurso. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites da BPP e da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS