Secretaria da Cultura lança Agentes de Leitura do Paraná 22/02/2016 - 11:20

Na última sexta-feira (19), a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lançou oficialmente o projeto Agentes de Leitura do Paraná, que tem como objetivo facilitar o acesso ao livro e incentivar a leitura entre crianças e adolescentes. A solenidade aconteceu na cidade de Pinhais, um dos quatro municípios selecionados para receber o projeto, e contou com a presença de autoridades do município e do Estado, além dos agentes de leitura da cidade, que iniciaram a capacitação para atuar nas comunidades.

Além de Pinhais, Apucarana, Foz do Iguaçu e Paranaguá foram selecionadas entre os municípios integrantes do Programa Família Paranaense para receber o projeto, que é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública do Paraná, e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Programa Família Paranaense) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Os recursos são provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência do Paraná (FIA).

Após o período de capacitação, em março os agentes de leitura passam a realizar atividades com crianças e adolescentes nas Bibliotecas Públicas Municipais, CRAS, CREAS, Associação de Moradores e outros espaços dos municípios participantes, atendendo, principalmente, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em seu discurso inicial, o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira, ressaltou a importância da leitura e da transmissão do conhecimento por meio das histórias que contamos. “Quando vocês lerem uma história para alguém ou quando contarem uma história, vocês vão fazer algo imprescindível, que é fortalecer a cidadania dessa pessoa sem que ela saiba. Porque os livros nos fortalecem, nos fazem refletir sobre o mundo e sobre nós mesmos”, disse Pereira.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, resgatou sua trajetória como ator e diretor para exemplificar a relevância da literatura para as artes. “Não existe teatro sem um bom texto. E a literatura tem esse poder de tocar, de fazer a gente pensar, de fazer a gente refletir”.

GALERIA DE IMAGENS