Saiba como foi a oficina de conto com João Anzanello Carrascoza 28/09/2012 - 18:10

O escritor paulista João Anzanello Carrascoza esteve à frente da sétima Oficina de Criação Literária da Biblioteca Pública do Paraná de 2012, realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, com aulas diárias das 14h às 18 horas. Focada no conto, essa oficina apresentou aos participantes, selecionados por Carrascoza, a oportunidade de conhecer a teoria e a prática desse gênero literário que tem como expoentes Anton Tchekhov, Guy de Maupassant, Machado de Assis e Dalton Trevisan.

Carrascoza, um respeitado contista, autor dos livros O volume do silêncio e Amores mínimos, entre outros, realizou leitura de contos de autores consagrados. Também abriu espaço para que os participantes produzissem contos, que foram lidos e comentados por todos. “Cada um escuta, comenta e aprende a ser leitor do outro, que é o primeiro passo para se tornar escritor”, diz o contista, também professor universitário, redator de propaganda, ensaísta e autor de histórias infantojuvenis.

“O Carrascoza apresentou pontos de vista e novas percepções a respeito do conto. Foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de quem pretende seguir como ficcionista”, afirma Mayra Corrêa e Castro, que participou desta e também de outras oficinas de Criação Literária da BPP.

De acordo com Carrascoza, além da presença na oficina, o objetivo é que os participantes deem continuidade a suas criações. “Muitas vezes o iniciante precisa de uma orientação, que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de um percurso literário, levando em conta as complexidades e sutilezas de um gênero tão desafiador como o conto”, comenta o contista.

carrascoza


As Oficinas de Criação Literária da BPP terão outros módulos ainda em 2012. Em novembro, Tabajara Ruas vai trabalhar com noções de Roteiro de Cinema, entre os dias 26 e 29. João Gabriel de Lima ministra oficina de Jornalismo Cultural de 4 a 7 de dezembro.