Regina Zilberman discute a leitura na Flibi 20/10/2017 - 11:55

No dia 23 de outubro, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Regina Zilberman participa de um bate-papo sobre leitura na Festa Literária da Biblioteca, a Flibi. O evento tem início às 19h30, no auditório, com mediação do jornalista e professor José Carlos Fernandes. A entrada é franca.

Regina Zilberman é uma estudiosa da leitura e deve comentar, entre outras questões, o motivo de o brasileiro ler, em média, “apenas” 4,96 livros por ano, estatística divulgada pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil em 2016. O assunto, com toda a sua complexidade e outras variantes, aparece em alguns de seus livros, entre os quais A literatura infantil na escola (1984), A leitura e o ensino da literatura (1988) e Fim do livro, fim dos leitores? (2000).

O mediador do bate-papo, José Carlos Fernandes, também é um estudioso do assunto — ele analisou como pessoas se tornaram leitoras apesar da falta de acesso e apoio. A sua tese de doutorado sobre o tema foi defendida na Universidade Federal do Paraná, instituição onde ele atua como professor, no curso de Comunicação Social — Jornalismo.

Neste que é o dia de abertura da Festa Literária da Biblioteca, os eventos acontecem a partir das 9h, quando o professor e tradutor Caetano Galindo ministra o primeiro dos três dias do curso “James Joyce e David Foster Wallace: um diálogo”. Também haverá participação da escritora Marcia Széliga no projeto “Aventuras Literárias”, leitura da obra de Manoel Carlos Karam, exibição do filme Corações sujos, show do grupo Alma Síria no projeto “Música na Biblioteca”, apresentação de teatro lambe-lambe, lançamento do livro de Alvaro Posselt, bate-papo sobre literatura e crítica na Arena BPP, palestra “Patrimônio, acervo e memória”, com o historiador Luciano Chinda, e discurso oficial de abertura, com João Luiz Fiani, Secretário de Estado Cultura, e Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná. 

Confira aqui a programação completa da Flibi.
A Flibi
A Flibi segue até 28 de outubro com programação variada, incluindo a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, observa que a Flibi é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. “É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca realizou algo semelhante”, diz Fiani.

160 anos da BPP
A realização da Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.

Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.

Serviço
A leitura no Brasil, com Regina Zilberman
Dia 23 de outubro, a partir das 19h30
Mediação de José Carlos Fernandes
Festa Literária da Biblioteca (Flibi)
Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba)
Confira aqui  a programação completa da Flibi.
Gratuito
Mais informações: (41) 3221-4974 

GALERIA DE IMAGENS