Quinze horas de cultura na Biblioteca Pública do Paraná
14/07/2013 - 11:50

“Mais um evento bem-sucedido”. Com essa frase, o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Rogério Pereira, analisou — e definiu — a quarta edição do projeto “Uma noite na Biblioteca”. Das 17 horas do sábado (13) até às 8 horas do domingo (14), dezenas de crianças participaram de atividades na BPP. “Estamos cumprindo os objetivos desta gestão, que é mostrar que a BPP é muito mais do que apenas uma unidade de empréstimo de livros”, disse, na manhã do domingo, a assessora técnica da BPP, Vilma Gural. Já a chefe da Divisão de Coleções Especiais da BPP, Lidiamara Gross, comemorava a maratona de atividades culturais realizadas durante 15 horas. “'Uma noite na Biblioteca' se consolida no calendário de eventos do Paraná como um marco cultural”, afirmou Lidia.

bpp

As crianças foram recebidas pelo diretor da BPP, Rogério Pereira, e sua equipe, às 17 horas na Seção Infantil. “Espero que todos levem essa experiência multidisciplinar para a

kids
vida. A Biblioteca Pública é um espaço de convivência bacana”, disse Pereira. A partir das 18h20 teve início a atividade de caça-palavras na Divisão de Periódicos. “É muito legal estar na Biblioteca neste evento que envolve as crianças em muitas atividades lúdicas”, comentou Eduarda Guidolim, de 8 anos.

Das 19 horas às 19h25 foram exibidos conteúdos audiovisuais na Seção de Multimeios. As irmãs gêmeas Letícia e Mariana, de 10 anos, afirmaram estar estimuladas com as atividades oferecidas no projeto. “Todos que estão aqui vão conquistar novos horizontes”, disse Letícia. Às 19h30 os participantes começaram a interagir na Divisão Paranaense e, das 20h15 às 20h45, na Seção Braile.

Teatro de Bonecos

 Às 21 horas teve início a encenação de O grande circo Trapizonga, apresentada no auditório Paul Garfunkel — a peça faz parte da programação do 19.º Festival Espetacular de Teatros de Bonecos. “É comovente ver uma peça sobre a dificuldade de quem mora na roça e quer ser artista”, disse Sabrina Bueno, de 13 anos, após a apresentação da peça de marionetes.

zonga

Rafael Gonzalez, de 10 anos, ficou impressionado com a apresentação: “O cotidiano no meio rural não tem descanso. A peça mostra como é difícil enfrentar as limitações do destino.”

O grande circo Trapizonga é de autoria e execução de Cauê Perrotta, artista carioca radicado em Curitiba há 30 anos. “A encenação mostra o dilema de um menino que nasceu no meio rural e, um dia, viu uma apresentação de circo na cidade e, desde então, decidiu que iria ser artista”, explica Perrotta. 

O encenador diz ter se realizado com a atenção que os participantes do projeto “Uma noite na Biblioteca” dedicaram ao seu espetáculo. “Durante 50 minutos esse público infantil ficou muito atento. Fui aplaudido em cena aberta (palmas durante a apresentação) por pelo menos cinco vezes. Estou com a alma lavada”, contou, emocionado, Perrotta.

Madrugada cultural

comida

A exemplo do que aconteceu nas edições anteriores, todas as atividades buscam aproximar as crianças do universo dos livros, mostrando que a BPP é um lugar agradável e prazeroso. Durante a madrugada do domingo foram realizadas gincanas culturais, contação de histórias e, às 8 horas, as crianças, os pais e os funcionários da BPP se confraternizaram com lanche no café da manhã. 

“Estamos a sensação de dever cumprido, cientes de que oferecemos aos participantes caminhos para chegar ao universo da leitura e do livro”, comentou Lidia Gross. A próxima, quinta, edição do projeto “Uma noite na Biblioteca” está prevista para o mês de novembro.




GALERIA DE IMAGENS