Projeto Mesmas Coisas encena Manoel Carlos Karam na Flibi 27/10/2017 - 16:50
Nesta sexta-feira (27), o projeto Mesmas Coisas apresenta A serenata, montagem realizada a partir do legado de Manoel Carlos Karam (1947-2007), o autor homenageado nesta primeira edição da Festa Literária da Biblioteca, a Flibi. A encenação, com Michelle Pucci e Marc Olaf, tem início às 19h30 no Hall Térreo, na Arena BPP, e segue pelo corredor e o Hall do segundo andar até o Auditório. A direção é de Nadja Naira. A entrada é franca.
Durante 2017, já foram realizadas ações do projeto Mesmas Coisas, como leituras, ensaios abertos, encenações e A serenata, agora reapresentada na BPP. A proposta de dramaturgia tem, entre outras finalidades, dar visibilidade ao legado literário de Manoel Carlos Karam, catarinense que se radicou em Curitiba, em 1966, e escreveu livros em que borra as fronteiras dos gêneros literários, entre eles Comendo bolacha maria no dia de São Nunca (1991), Encrenca (2002) e Algum tempo depois, publicado postumamente, em 2014.
Neste que é o penúltimo dia da Festa Literária da Biblioteca, os eventos acontecem a partir das 10h, com a participação da escritora Célia Cris no projeto “Aventuras Literárias”, em que autores falam com o público infantojuvenil sobre suas experiências de leitura e escrita. Também haverá leitura da obra de Manoel Carlos Karam, exibição do documentário José e Pilar, apresentação de teatro lambe-lambe, lançamento do livro de Ana Rapha, o bate-papo “De onde vem a ficção?”, na Arena BPP, e show de Chico Salem.
A Flibi
A Flibi segue até 28 de outubro com programação variada, incluindo a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, observa que a Flibi é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. “É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca realizou algo semelhante”, diz Fiani.
160 anos da BPP
A realização da Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.
Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.
Serviço
Peça A serenata, com Michelle Pucci e Marc Olaf
Direção de Nadja Naira
Dia 27 de outubro, a partir das 19h30
No hall térreo da BPP
Gratuito
Festa Literária da Biblioteca (Flibi)
Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba)
Mais informações: (41) 3221-4974