Pesquisador Paulo Rezzutti fala sobre a participação feminina na Independência do Brasil nesta sexta, na Biblioteca Pública 27/03/2023 - 13:18

Criador da série de livros “A História Não Contada”, o escritor e pesquisador paulista Paulo Rezzutti participa de um bate-papo no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná nesta sexta-feira, a partir das 17h. Com mediação da professora Liana Leão, da Universidade Federal do Paraná, o evento tem como tema principal a trajetória da Imperatriz Leopoldina (1797-1826) e seu protagonismo nos acontecimentos que resultaram na Declaração da Independência do Brasil. A entrada é gratuita e a BPP emite certificados de participação.

“O bate-papo na Biblioteca é uma forma de evidenciar a participação feminina no processo da Independência. E não só da Leopoldina, mas também de outras mulheres. Não foi uma coisa que aconteceu somente com o Dom Pedro levantando a espada no Ipiranga”, diz Rezzutti. “Levar essa discussão para um espaço público como a BPP é uma forma de manter contato com os meus leitores e ainda uma chance de me aproximar com quem não conhece minha obra”, completa.

Paulo Rezzutti é autor de dez livros, entre eles Titília e o Demonão: Cartas Inéditas de D. Pedro à Marquesa de Santos (2011), D. Leopoldina, A História Não Contada: A Mulher que Arquitetou a Independência do Brasil (2017) e D. Pedro, A História Não Contada (2016) — vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Biografia. Seu canal no YouTube, @PauloRezzuttiEscritor, conta com mais de 600 vídeos e 320 mil seguidores. O encontro é uma parceria entre a BPP e o Graciosa Country Club — que já trouxe a Curitiba Violante Saramago, Eduardo Bueno e Fabricio Carpinejar.

 

Serviço

Histórias Não Contadas: Bate-papo com Paulo Rezzutti

Dia 31 de março, a partir das 17h

Hall térreo do Biblioteca Pública do Paraná

Entrada gratuita