Nova edição do Cândido acompanha a multiplicação dos podcasts literários​ 26/02/2021 - 14:13

Está no ar a edição 115 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, que acompanha a multiplicação dos podcasts sobre literatura. O jornalista Rodrigo Casarin — ele mesmo um podcaster — mostra como o formato vem tornando o debate literário mais informal e acessível para novos públicos. "Um dos principais trunfos desses programas é, tal qual seu irmão muitíssimo mais velho, o rádio, criar uma proximidade quase familiar com o ouvinte. Nos projetos de maior sucesso, temos a impressão de que estamos num papo com nossos amigos", explica. O especial do mês ainda traz uma seleção de podcasts, produzidos no Paraná e em outros estados, para quem deseja se iniciar nesse universo.

Outros destaques do Cândido de fevereiro: ensaio de Jocê Rodrigues sobre as lições contidas na obra de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), transcrições de lives transmitidas durante a 4ª Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (com Mel Duarte, Xico Sá e Luís Henrique Pellanda) e mais uma série de textos dos vencedores do Prêmio Biblioteca Digital, promovido pela BPP (Isabela Vannucchi, José Roberto Torero, Jacques Fux e Helton Timoteo). A arte da capa é de Everton Leite.

Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido aqui.