Filha de José Saramago participa de bate-papo na Biblioteca Pública sobre o centenário do escritor 17/10/2022 - 14:11

A Biblioteca Pública do Paraná promove nesta quinta-feira (20) um bate-papo com a escritora e artista plástica portuguesa Violante Saramago, filha do Nobel de Literatura José Saramago (1922-2010). O evento acontece no hall térreo, às 14h30, e ainda inclui o lançamento do livro Saramagos: 100 Anos de José, organizado pelos pesquisadores Liana Leão e Érico Vital Brazil. A entrada é gratuita e a BPP emite certificados de participação.

Filha de Saramago e da pintora Ilda Reis, Violante Saramago nasceu em 1947, em Lisboa. É formada em Biologia e desde a década de 1960 atua em movimentos sociais. Em março deste ano, publicou o livro De Memórias nos Fazemos, em que revela sua cumplicidade e ligação com o pai.

Com tiragem limitada de 350 exemplares, Saramagos: 100 Anos de José traz um rico acervo de fotos cedido por Violante, além de mensagens e textos de acadêmicos, amigos e admiradores do escritor. Participam do livro nomes como Fernanda Montenegro, Fernando Meirelles, Edney Silvestre, José Possi Neto, Mary Del Priore, Fernanda Torres e Geraldo Carneiro, entre outros. A concepção e produção é da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Solar do Rosário.

O bate-papo desta quinta-feira é o terceiro evento de uma parceria entre a BPP e o Graciosa Country Club — que já trouxe a Curitiba os escritores Eduardo Bueno e Fabricio Carpinejar.

 

Serviço

Bate-papo com Violante Saramago

Dia 20 de outubro, às 14h30

Hall térreo

Entrada gratuita