Festival de teatro de bonecos apresenta peças no Hall da BPP 12/09/2014 - 14:51

O Hall da Biblioteca Pública do Paraná é um dos três palcos do 1º Bonecos Curitiba, festival que começa no dia 15 de setembro e é organizado pela Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APRTB), com apoio do Teatro Guaíra, O Boticário e da Aliança Francesa. Além da BPP, o evento, que segue até o dia 28 deste mês, também acontece no Teatro José Maria Santos e no Teatro de Bonecos Dr. Botica.

Ao todo, o festival traz para Curitiba 25 grupos de teatro de todo o país e uma participação internacional — a Cia.Guignol de Lyon (França). A peça de abertura, que fica por conta do grupo francês, será encenada no Hall da BPP. O espetáculo “Le pot de confiture” tem falas em francês, mas é de fácil compreensão. Além da apresentação de estreia, a BPP também recebe os espetáculos “A Cigarra e a Formiga”, da Companhia Ti Biri Bão (16), e “Teodoro Araújo e Ofélia Florinda”, da Companhia Beto Hinça, (23). Todos os espetáculos são às 15h e tem entrada franca.

Programação na Biblioteca Pública do Paraná
R. Cândido Lopes, 133
Curitiba — Paraná
Entrada franca
Mais informações: (41) 3221-4917.

Dia 15
15h — “Le pot de confiture”, da Cia Guignol de Lyon (França)
Guignol é um servente que está prestes a ser demitido pelo sr. Cassandre, pai do Octave. Infelizmente para o Octave, Guignol foi indicado pela sua vizinha, a charmosa Emilie, e se ela souber que seu servente preferido corre o risco de perder o seu emprego, não vai mais casar com Octave, mesmo ele sendo tão apaixonado por ela. Octave há de achar uma solução para agradar a todos, mas o brincalhão Guignol não vai tornar essa tarefa fácil.

Dia 16
15h — “A Cigarra e a Formiga”, da Cia Ti Biri Bão Teatro de Bonecos
Livre adaptação da fábula de Esopo contada há milênios. Cada um dos seres vivem alegremente na natureza: a formiga, a lagarta, o grilo, o vaga-lume, a abelha, a borboleta e a cigarra. Quando chega o inverno, a cigarra pede abrigo a formiga, que nega. A moral da história é questionada por um dos atores, que resolve mudar o destino da cigarra mostrando o seu real valor na natureza.

Dia 23
15h — “Teodoro Araújo e Ofélia Florinda”, da Beto Hinça Teatro de Marionetes
“Teodoro Araújo e Ofélia Florinda” é um espetáculo de animação destinado ao público de todas as idades. Conta a história de Araújo e Ofélia em três fases da vida. Na infância os protagonistas brincam e se divertem. Na adolescência, descobrem a paixão que nutrem um pelo outro, mas Ofélia parte para bem longe com a família. Reencontram-se já na velhice e a antiga paixão renasce.

GALERIA DE IMAGENS