Em 2023, a Biblioteca Pública amplia ações e se firma como centro cultural 18/12/2023 - 14:58

Espaço entra em recesso dia 21 de dezembro e retorna dia 2 de janeiro de 2024

 

A Biblioteca Pública do Paraná realizou ao longo de 2023 uma série de ações culturais e gratuitas voltadas a todo público. Pensando na diversidade e inclusão, a instituição de 166 anos intensificou suas ações culturais, ampliando e diversificando os mais de 40 projetos voltados para lançamentos de livros, exposições, contações de histórias, teatro, sessões de cinema, oficinas, palestras e muito mais, o que a coloca entre um dos principais centros culturais do Paraná.

Com uma agenda permanente de eventos, a BPP disponibiliza espaços para a realização dos mesmos, internos e externos, como o auditório, halls do primeiro e segundo andar, sala de reuniões, coworking, contabilizando, este ano, cerca de 1000 ocupações. Na agenda fixa da biblioteca são comemorados o aniversário da instituição (em março) junto ao Mês Internacional das Mulheres; Uma noite na Biblioteca, voltada ao público infantil (julho); o Mês das Crianças (outubro); a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (outubro); a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (outubro); a Semana da Pessoa com Deficiência e o Mês da Consciência Negra (novembro).

Ao longo de 2023, a BPP recebeu mais de 40 lançamentos de livros, entre obras para adultos e crianças — um recorde desde que começou a ofertar esse tipo de evento, há dois anos. Trata-se de um serviço gratuito oferecido pela instituição aos autores independentes, que têm a oportunidade de divulgar e vender seus trabalhos no hall térreo da BPP. Cerca de 1.100 mil pessoas foram impactadas por essa ação, com a participação de escritores, entre bate-papos, palestras, oficinas e lançamentos de livros.
“Esse ano foi um ano muito especial para a  Biblioteca Pública, uma vez que nossos processos estão em constante aprimoramento, com muita dedicação, foco e objetividade”, afirma o diretor Luiz Felipe Leprevost. “A BPP tem estado mais viva do que nunca, com uma programação constante, diversificada e instigante. Essas ações comprovam que a Biblioteca, para além de espaço de leitura e pesquisa, é um espaço que tem por objetivo conservar a memória do Estado do Paraná, fazendo história no presente para garantir o futuro”.

 

Exposições

Tornando-se um espaço cada vez mais procurado por artistas visuais, neste ano, a Biblioteca ampliou significativamente o número de exposições. Ao todo, foram doze. São elas: 39 Anos em 39 Imagens de Curitiba; Rogai Por Nós (21 estandartes, além de fotos e imagens religiosas); Voltar aos Passos que Foram Dados (com textos e imagens que celebram os 25 anos do Nobel de Literatura concedido ao escritor português José Saramago), As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz (projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman); Movimenta Preta; Além-Mar; Semana Nacional da Filosofia, ParanÁfrica (com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss) e Livro Branco, de Iriana Vezzani. As mostras foram visitadas por mais de 10.500 pessoas.

 

Flibi

A tradicional Festa Literária da Biblioteca (Flibi) movimentou a BPP em outubro. Em sua 7ª edição, com o  tema: “Mil vezes literatura”, a Flibi deste ano propôs um percurso pelas mais diversas formas de expressão da escrita, como a música, teatro, cinema, artes visuais, e, claro, a literatura. A entrada foi gratuita para todas as atividades que contou com oficinas literárias, contação de histórias, lançamentos de livros, mesas-redondas, grafite, batalha de rimas, sessões de cinema, roda de samba, peça teatral e show musical. Nomes de destaque da arte e literatura nacional participaram, como: Ana Martins Marques, Giane Lessa, Guilherme Gontijo Flores, Gustavo Silveira Ribeiro, Jovina Renhga, Lena Japiassu Macedo, Luci Collin, Luiz Geraldo Silva, Ricardo Corona, Simone Brantes, Veronica Stigger e Vitor Paiva.

 

Mesa Poesia brasileira contemporânea: entre crítica & criação, com Ana Martins Marques e Gustavo Silveira Ribeiro

Mesa Poesia brasileira contemporânea: entre crítica & criação, com Ana Martins Marques e Gustavo Silveira Ribeiro. Foto: Kraw Penas

 

Jornal Cândido

Os (as) principais escritores (as) do Brasil também encontram lugar no Jornal Cândido, que esse ano completou 12 anos de existência. Única publicação do gênero editada por uma biblioteca pública no país, o jornal conta com entrevistas e colaborações de autores e jornalistas de todo o Brasil, que apresentam seus trabalhos e contribuem com reportagens que tratam da criação literária e do meio editorial, além de discutir temas urgentes, conectando-os com o universo das letras e das artes em geral. De janeiro a dezembro deste ano, 12 edições online foram ao ar, com alcance de mais de mil leitores mensais. 

 

Estante Afro

Outro evento de impacto na BPP esse ano foi a inauguração da Estante Afro Maria Águeda, com um acervo de mais de 500 títulos de autores/as afrodescendentes. Um feito importante, já que são poucas as bibliotecas no Brasil que tê um acervo permanente e totalmente dedicado a escrtitores negros(as). Os títulos estão disponíveis para empréstimo e também para interessados em realizar doações, dando início à construção de um acervo.

 

Estante Afro Maria Águeda

Estante Afro Maria Águeda. Foto: Anderson Tozato

 

Eventos

A BPP disponibiliza alguns locais para eventos: Hall Térreo, Auditório, Hall do segundo andar, Coworking e Sala de reuniões. Este ano recebeu uma série de eventos, internos e externos, como lançamentos de livros, exposições, mesas redondas, apresentações teatrais e musicais, entre outros.

Entre janeiro e dezembro foram contabilizados aproximadamente 1000 (mil) eventos em todos os espaços disponibilizados pela instituição, com infraestrutura, apoio técnico, logístico, limpeza e divulgação das ações nos canais institucionais da BPP. 

 

Incentivo

Sem perder a tradição de promoção da literatura no Estado do Paraná, a BPP, por meio da Secretaria de Estado Cultura, lançou dois editais importantes este ano. O edital Outras Palavras, que é voltado para editoras independentes com o objetivo de publicar as obras paranaenses premiadas no Edital de Concurso 005/2020 — lançado pelo Governo do Estado com recursos da Lei Aldir Blanc em 2020, como forma de reduzir os impactos econômicos da pandemia. E o Prêmio Paraná de Literatura 2023, criado para fomentar a produção e circulação de livros inéditos; o concurso literário vai selecionar obras em quatro categorias: Romance, Contos, Poesia e Infantil. O vencedor de cada categoria receberá a quantia de R$ 30 mil (trinta mil reais) e terá sua obra publicada pela BPP, com tiragem de mil exemplares. 
 

Sistema estadual de bibliotecas

Além de manter uma sucursal em Paranaguá (a Biblioteca Pública Mário Lobo), a Biblioteca Pública do Paraná ainda administra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, atualmente composto por 482 unidades em todas as regiões do Estado. Todos os meses, a BPP presta diversos tipos de assessoramento para as bibliotecas dos municípios e repassa, via correio, kits com livros e outros materiais não utilizados pela instituição ou recebidos como contrapartida social de projetos de lei de incentivo. Em 2023, foram enviados 13,8 mil livros e mais de 2 mil materiais multimídia.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná realizou cinco edições do Encontro Regional de Bibliotecas Públicas do Paraná. A programação contou com palestras, oficinas, mediação de leitura e visitas guiadas para ampliação do conhecimento e discussão de novas técnicas e tecnologias do setor, como a Inteligência Artificial e o Marketing Digital, além de vários outros temas para a classe bibliotecária.

Este ano também foram realizadas lives, que acontecem uma vez por mês e contam com a apresentação de funcionários de diversos setores da BPP e de profissionais da área, que compartilham as suas experiências profissionais e explicam como é o trabalho que desenvolvem nesta área. Até novembro, foram três encontros, com um total de 317 visualizações.

 

Atividades de dezembro

Em dezembro, a biblioteca contou com uma programação extensa, com bate-papos, lançamento de livros e abertura de exposições. A BPP estará em recesso dos dias 21/12/2023 a 1/1/24, e volta às atividades normais a partir do dia 2 de janeiro de 2024. 

 

Sobre a Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores do Brasil, criada em 7 de março de 1857, com 166 anos de existência completados em 2023. O acervo reúne aproximadamente 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídia. É um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, ocupa área de quase 9 mil metros quadrados e é uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, atendendo em média 2 mil usuários e realizando aproximadamente 500 empréstimos de livros por dia. Os serviços oferecidos pela Biblioteca Pública do Paraná, todos gratuitos, baseiam-se na igualdade de acesso em todas as faixas etárias, com produtos adequados às suas necessidades.

 

Serviço

Biblioteca Pública do Paraná

Cândido Lopes, 133 

Curitiba - PR / Centro 

41 3221-4900 

 

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h.

https://www.facebook.com/bibliotecapr

https://www.instagram.com/bibliotecapr

https://twitter.com/bibliotecapr

https://www.youtube.com/bibliotecapr

 

Jornal Cândido

Acesso disponível online:

https://www.bpp.pr.gov.br/Candido