Documentário sobre os 10 anos do coral da Biblioteca Pública estreia neste sábado 26/04/2023 - 14:29

A Biblioteca Pública do Paraná exibe neste sábado (29), às 11h, a série documental Da Capo, sobre o trabalho e a trajetória do Cantateca, o coral de crianças e jovens da instituição. O evento, que marca o início das comemorações de aniversário dos 10 anos do grupo, ainda inclui um bate-papo com a diretora do projeto, Rhanna Sarot, e o jornalista e professor universitário Felipe Harmata Marinho. A sessão acontece no auditório da BPP e tem entrada gratuita.

Criado em abril de 2013 pelas regentes Julia Saggin e Paula Harada, com o apoio da Biblioteca e da Paideia Escola de Música, o Cantateca é composto por dois coros: infantojuvenil (com participantes de 7 a 14 anos) e sênior (de 15 a 25 anos). O grupo ensaia todos os sábados no auditório da BPP e já se apresentou em diversos espaços culturais do Paraná, como o Teatro Guaíra e o Museu Oscar Niemeyer. Seu repertório diversificado traz elementos da literatura para a música e transita entre o erudito e o popular.

Produzido por Rhanna Sarot e Luan Fernandes, com orientação de Felipe Harmata Marinho, Da Capo foi concebido como um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O conteúdo é dividido em quatro episódios, que abordam o tema da educação musical a partir da rotina do coral e também estão disponíveis no YouTube (youtube.com/@dacapowebserie). “Além da minha conexão pessoal com o coro, produzir esse projeto foi uma oportunidade de tratar de diferentes movimentos culturais regionais de forma aprofundada, com humanização”, diz Rhanna, que ingressou no grupo aos 11 anos de idade, na primeira turma aberta pela BPP.

Para a regente Julia Saggin, o Cantateca incentiva crianças e jovens que se pautam pelos valores culturais. “São pessoas com forte tendência à diversidade, à curiosidade, à iniciativa, à emoção e ao bom humor. O Cantateca é uma alternativa de custo acessível e frutos extraordinários”, afirma.

Lançamento da série documental Da Capo, de Rhanna Sarot e Luan Fernandes

Dia 29 de abril, às 11h, no auditório da BPP