Cinco autores visitam nove municípios na última semana do projeto Caravana Literária 18/09/2017 - 15:50
O projeto Caravana Literária chega ao fim nesta semana (entre 18 e 22 de setembro) com cinco autores visitando nove cidades do interior paranaense. No total, ao longo de um mês, 15 autores percorreram 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário.
O poeta Rodrigo Garcia Lopes e o escritor Luís Henrique Pellanda abrem a programação da semana nesta terça-feira (19) com palestras em Barracão e Perobal, respectivamente. Já na quarta-feira (20), Pellanda, autor do livro de crônicas Asa de sereia, visita Umuarama.
A escritora Cíntia Moscovich também faz palestra nesta quarta-feira (20), em Pinhais. Na quinta-feira (21), Moscovich, autora do livro de contos Essa coisa brilhante que é a chuva?, visita São José dos Pinhais e José Roberto Torero, autor do romance O chalaça, estará em Mamborê. Também na quinta-feira, a poeta Adélia Woellner faz palestra em Morretes. Os último encontros do projeto acontecem nesta sexta-feira (22), com a presença de Woellner em Paranaguá e de Torero em Campo Mourão.
Da esquerda para a direita: Rodrigo Garcia Lopes, Luís Henrique Pellanda, Cíntia Moscovich, José Roberto Torero e Adélia Woellner
Caravana
A Caravana Literária é uma inciativa da Biblioteca Pública do Paraná e faz parte da programação do Mês da Literatura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura que, entre 24 de agosto e 29 de setembro, promove atividades de incentivo à leitura.
Cada um dos 15 autores escolhidos visita duas bibliotecas. As instituições selecionadas para receber os escritores abrangem as mais variadas regiões do Estado — dos Campos Gerais ao Sudoeste paraense — e são referências entre as quase 500 bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, coordenado e administrado pela BPP. Dessa forma, foram contemplados os municípios: Apucarana, Barracão, Cambé, Carambeí, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Guarapuava, Ivaiporã, Mamborê, Mandaguari, Morretes, Paranaguá, Paula Freitas, Pato Branco, Perobal, Pinhão, Pinhais, Piên, Ponta Grossa, Planaltina do Paraná, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Terra Boa, Terra Rica, Umuarama, União da Vitória, Toledo e Vitorino.
Mês da literatura
As atividades do Mês da Literatura seguem até 29 de setembro e, além da Carava Literária, incluem contação de histórias, oficinas e a exposição itinerante “Palavras do Paraná”. A programação teve início no dia 24 de agosto, em Maringá, com o show “Leminskanções” — a data de abertura faz referência ao dia de nascimento do poeta Paulo Leminski (1944–1989).
Serviço
19 de setembro
Rodrigo Garcia Lopes — Barracão, às 10h
Instituto Federal do Paraná (BR 163, s/n)
Luís Henrique Pellanda — Perobal, às 19h
Centro de Formação da Paróquia São Pedro (Prolongamento da Av. Paraná, s/n)
20 de setembro
Luís Henrique Pellanda — Umuarama, às 9h
Teatro do Centro Cultural Vera Schubert
(Av. Rio Branco, 3633, Centro Cívico)
Cíntia Moscovich — Pinhais, às 19h
Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann — Auditório Marcio José Moro (Rua 22 de abril, 305, Centro)
21 de setembro
Cíntia Moscovich — São José dos Pinhais, às 10h
Central de Treinamento da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (Rua Passos de Oliveira, 1101, Centro)
Adélia Woellner — Morretes, às 15h
Centro de Eventos de Morretes (Praça Rocha Pombo, 10)
José Roberto Torero — Mamborê, às 19h
Centro Cultural Professora Emília Martins Cruz (Rua Adina Correa Cioneck, 800, Centro)
22 de setembro
Adélia Woellner — Paranaguá, às 14h30
Biblioteca Pública Mário Lobo (Rua dos Expedicionários, 269, Estradinha)
José Roberto Torero — Campo Mourão, às 19h
Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello (Rua Francisco Ferreira Albuquerque, s/n, Centro)
Programação completa: clique aqui.