Cândido 113 destaca o trabalho dos capistas na concepção de um livro e sua carreira comercial 22/12/2020 - 14:51

A última edição de 2020 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, discute os elementos que envolvem a criação das capas de livros. Em uma reportagem assinada pelo jornalista Rodrigo Casarin, artistas gráficos e pesquisadores comentam a importância crucial da capa para a concepção e a carreira comercial de uma obra — além de indicar trabalhos que consideram especiais dentro desse universo. O material ainda aborda a história dessa arte no Brasil, o processo criativo dos capistas e as principais tendências atuais.

O Cândido 113 também traz transcrições de duas lives, com Eliane Brum e Laurentino Gomes, transmitidas durante a 4 ͣ  Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi), realizada no início do mês. E textos dos primeiros colocados nas quatro categorias do Prêmio Biblioteca Digital, promovido pela BPP: Mariana Basílio (poesia), Guido Viaro (romance), Leonardo Gomes Nogueira (conto) e Alécio Donizete (infantil). A arte da capa é de FP Rodrigues.

Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue a orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site.