Cândido 109 investiga como a literatura “previu” o cenário político-social do Brasil atual
27/08/2020 - 14:49

“Distopia à Brasileira” é o título da reportagem da nova edição do jornal Cândido, que investiga como a literatura antecipou, retrata e reage à situação crítica em que o país se encontra — devido a fatores como a instabilidade política, a ameaça à democracia e as consequências da pandemia da Covid-19. Assinado pela jornalista Yasmin Taketani, o conteúdo traz depoimentos de escritores e acadêmicos (como Ignácio de Loyola Brandão, Heloisa Starling, Bernardo Carvalho) pontuados por trechos de livros que, de alguma forma, previram ou comentam o momento atual. O especial do mês ainda conta com uma entrevista com Cristovão Tezza, autor do recém-lançado romance A Tensão Superficial do Tempo, cujo pano de fundo é justamente o cenário político-social brasileiro.

Outros destaques do Cândido 109: dicas de Cíntia Moscovich no espaço “De Escritor para Escritor”, quadrinhos de Key Imaguire Junior, artigo de Adriana Baggio na coluna Pensata, entrevista com Noemi Jaffe (concedida ao repórter Rodrigo Casarin), fotos de Izadora Padilha na seção Cliques em Curitiba e um poema inédito de Cidinha da Silva. Todas as ilustrações são de Mário de Alencar.

 

Serviço
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site.

Últimas Notícias