Biblioteca recebe doações para as cidades do Rio Grande do Sul afetadas pela enchente 10/05/2024 - 11:00

As doações podem ser entregues até o dia 22 de maio, no hall térreo da BPP

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) é um dos vários pontos de arrecadação de doações em Curitiba, estabelecidos pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), com o objetivo de mobilizar recursos e apoiar as comunidades do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes. As doações podem ser entregues até o dia 22 de maio, dentro de sacolas, na caixa de arrecadação, localizada no hall térreo, próxima ao balcão de empréstimo. Podem ser doados alimentos não perecíveis, ração animal, água potável, materiais de limpeza e higiene.

Além da BPP e a Secretaria de Estado da Cultura, outros equipamentos culturais como o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), Museu Oscar Niemeyer (MON), Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e o Museu Paranaense (MUPA) fazem parte da campanha, sob as mesmas regras de arrecadação. Para que a seleção e o envio dos itens doados tenha uma logística de entrega eficaz, é recomendável que as embalagens sejam devidamente etiquetadas, indicando o conteúdo das sacolas.

Voluntários

Por conta do grande volume de doações, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam também do auxílio de voluntários para organização dos materiais recebidos para posterior envio ao estado gaúcho. Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil Estadual via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço, que o órgão cuida da sistematização a encaminhará para a unidade que mais precisa próxima de localidade.

Situação
Até a manhã desta sexta-feira (10), o governo do Rio Grande do Sul confirmou que 113 pessoas morreram vítimas dos temporais, 146 estão desaparecidas e 756 ficaram feridas. Quase 70 mil pessoas estão em abrigos e cerca de 340 mil estão desalojadas, nas casas de familiares ou amigos.

Serviço:

Biblioteca Pública do Paraná