Biblioteca Pública retoma ciclo de encontros com bibliotecários do interior após a pandemia
09/05/2022 - 14:48

A Biblioteca Pública do Paraná promoveu entre 27 e 29 de abril, em Campo Mourão, o primeiro Encontro Regional de Bibliotecas Públicas do Paraná de 2022. O evento, realizado na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, marcou a retomada do projeto, interrompido em 2020 devido à pandemia. Durante os três dias de programação, a equipe da BPP e representantes de nove bibliotecas da região participaram de debates e atividades de formação sobre o tema do ciclo deste ano, “A Biblioteca Pública e a Memória Local”. O segundo encontro da temporada, de um total de quatro, acontece em junho, em Cascavel.

A série de eventos é organizada pela Biblioteca Pública do Paraná por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Paraná, que atualmente é composto por 482 unidades em todas as regiões do estado. Além de prestar diversos tipos de assessoramento para as bibliotecas dos municípios, A BPP ainda repassa, mensalmente, via correio, kits com livros e outros materiais não utilizados pela instituições ou recebidos como contrapartida social de projetos de lei de incentivo.

“Nem sempre lembramos que as bibliotecas têm uma história. Muitas vezes olhamos para o prédio em que estão instaladas na nossa cidade e achamos que simplesmente se materializaram ali. Não podemos esquecer que as bibliotecas são o resultado do trabalho de muitas pessoas, do passado e do presente. Elas são a consequência do trabalho de uma coletividade”, disse o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, no encerramento do encontro.

Os bibliotecários da BPP Marta Sienna, Neiva Minozzo e Bruno José Leonardi também participaram da programação, que ainda incluiu um bate-papo com a escritora local Silvia Novaes Fernandes. “Além dos registros de escritores, periódicos e documentos, falamos sobre os depoimentos de pioneiros, histórias fantásticas e curiosidades de cada município”, conta Marta, chefe da Divisão de Extensão, responsável pela administração do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Para Luciana Demetke Rocha, coordenadora da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, o encontro proporcionou mais do que a troca de experiências entre profissionais da área. “Eventos como esse nos permitem visualizar outras possibilidades de atividades e interações dentro da biblioteca. Também permitem que a gente repense nosso papel na comunidade e o quanto as bibliotecas podem ser instrumentos de formação e construção de uma sociedade mais democrática, com cidadãos conscientes e atuantes.”

Bibliotecários e instituições interessadas em participar das próximas edições do encontro devem entrar em contato com a Divisão de Extensão da BPP, pelo telefone (41) 3221-4986.