Biblioteca Pública exibe curtas-metragens que resgatam memórias de artistas da dança contemporânea
10/01/2023 - 13:22

A Biblioteca Pública do Paraná exibe nesta sexta-feira (13), às 18h, a série documental Deixa Eu Te Contar, em que artistas do cenário da dança contemporânea relembram as performances mais marcantes de suas vidas. Dirigidos por Neto Machado e Jorge Alencar, os três episódios de curta-metragem combinam coreografia, arquitetura e cinema e foram inteiramente filmados durante o período mais agudo da pandemia, quando os teatros e outros espaços culturais estavam fechados. A sessão, seguida de um bate-papo com os realizadores, acontece no auditório da BPP e tem entrada gratuita.

Com a proposta de refletir sobre a questão da memória nas artes, a série conta com a participação dos artistas Fernanda Bevilaqua, Alexandre Roiz e Jeremias Brasileiro. Em suas casas, eles concedem depoimentos, em forma de coreografias, sobre os espetáculos a que assistiram e mais impactaram suas trajetórias. Paralelamente, os filmes mostram os espaços em que essas performances foram realizadas — totalmente desocupados em função do isolamento social.

Deixa Eu Te Contar é um desdobramento do projeto Biblioteca de Dança, também concebido por Neto Machado e Jorge Alencar e apresentado na BPP em janeiro de 2022. Os dois trabalhos fazem parte do programa de residências artistas 20MINUTOS.MOV, realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

Serviço

Exibição de curtas-metragens da série Deixa Eu Te Contar, seguida de bate-papo com os diretores Neto Machado e Jorge Alencar

Dia 13, às 18h, no auditório da BPP

Classificação livre

Entrada gratuita