Biblioteca Pública do Paraná inaugura primeira etapa de sua reforma (Oculta - Lei eleitoral) 17/03/2017 - 10:40
O governador Beto Richa entregou, nesta quinta-feira (16), a primeira etapa das obras de modernização da Biblioteca Pública do Paraná, que completou 160 anos no dia 7 de março. O projeto, concebido pelo arquiteto Manoel Coelho e viabilizado com recursos do Instituto Renault, inclui a revitalização do auditório, hall do segundo andar, banheiros, a seção de empréstimos, que foi remanejada para dar lugar a um café, além de novo mobiliário. A empresa investiu R$ 2,1 milhões nesta primeira fase das obras.
Richa destacou que a Biblioteca Pública é um dos principais ícones culturais do Paraná e do Brasil. “Nos seus 160 anos de história, temos agora um novo ambiente, melhor para os estudos, pesquisas e a convivência das pessoas. Entregamos a primeira etapa das obras de restauração, e a segunda começará logo em seguida”, afirmou. “Educação e cultura são instrumentos transformadores da nossa sociedade, com o papel de formar melhores cidadãos e pessoas mais preparadas para a vida. O conhecimento é o maior patrimônio das pessoas”, disse. A cerimônia desta quinta-feira contou com uma apresentação do Coral Infantojuvenil Cantateca, mantido pela BPP.
Desde 2011, a Biblioteca Pública passa por um processo de reestruturação para melhorar suas instalações, aperfeiçoar o atendimento e garantir mais conforto aos leitores. A ideia é transformá-la num ambiente de arte e convivência, que vai além do simples empréstimo de livro ou local de leitura, abrindo espaço para o teatro, a dança e oficinas de criação literária.
“Com as obras de modernização, temos uma biblioteca ainda mais preparada para receber a população paranaense e continuar seu trabalho de excelência no atendimento ao público”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
O diretor da Biblioteca, Rogério Pereira, destacou a multiplicidade do espaço nesta nova fase. “O papel das bibliotecas modernas é ir além do empréstimo de livros. Hoje temos mais de 25 projetos desenvolvidos na Biblioteca, como teatro, dança, contação de histórias, encontro com autores de literatura e oficinas”, disse. “O processo de reforma, além de proporcionar um espaço ainda mais agradável, vai possibilitar a criação de vários novos projetos culturais”, explicou.
Além de financiar a reforma da biblioteca, a Renault já havia patrocinado as obras de restauro do Teatro Guaíra, que custaram R$ 4,3 milhões. “Temos uma política forte de responsabilidade social, operacionalizada pelo Instituto Renault, com importantes projetos culturais, como este com a Biblioteca Pública, um espaço impressionante que existe desde 1857, desde a época em que Curitiba tinha cerca de cinco mil ou seis mil habitantes”, afirmou o vice-presidente da montadora, Allan Tissier.
História
Criada em 1857, a Biblioteca Pública foi transferida para sua atual sede — construída no governo de Bento Munhoz da Rocha — em 1954, nas comemorações do centenário de emancipação do Estado. É uma dos maiores e melhores bibliotecas do país, reunindo acervo de aproximadamente 700 mil livros, periódicos, fotografias e materiais de multimídia, entre outros. A BPP atende, em média, 2,5 mil usuários por dia e empresta, diariamente, cerca de 1,3 mil de livros.