Biblioteca Pública do Paraná celebra o Dia da Consciência Negra com a exposição ParanÁfrica 17/11/2023 - 15:05

Mostra abre nesta segunda (20), com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss, além de uma programação paralela até o fim do mês

 

A Biblioteca Pública do Paraná inaugura nesta segunda (20), às 11 horas, a exposição ParanÁfrica, que celebra o Dia da Consciência Negra, com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss. Na abertura, acontece a apresentação musical de Rubia Divino e Jean da Rosa. 

A mostra evoca as imagens da herança afro-brasileira, nas fotografias de Marcelo Weiss, realizadas no Dia das Crianças em São Tomé e Príncipe, na África Central, e de Fernanda Castro, que fotografou comunidades quilombolas paranaenses. O conjunto expositivo conta histórias que nos convidam a refletir, celebrar e reconhecer a importância da Consciência Negra no Paraná e no Brasil.

Além da exposição, diversas ações serão realizadas este mês referentes à data, como palestras, rodas de conversas e contação de histórias. No encerramento, dia 30, às 17h, haverá apresentação do Coral Vozes de Angola, grupo musical de cegos angolanos que cantam músicas africanas, autorais e demais estilos musicais.

 

Quilombolas

“Imagens afetivas de quilombolas paranaenses”, de Fernanda Castro, é parte do resultado de sua participação em um grupo de trabalho do governo do estado do Paraná, onde estão situadas 38 comunidade quilombolas, para mapear, levantar dados e viabilizar a construção de políticas públicas voltadas para os quilombolas. Com as lentes de sua câmera, capturou a forte carga afetiva que as pessoas depositavam no seu lugar e que as conectam entre si. As imagens produzidas pela fotógrafa expressam a beleza estética das relações de benquerença. Nos rostos fotografados destacam-se os olhares afetuosos, que falam silenciosamente sobre o cuidado e a confiança. Os sorrisos mostram a alegria de vivenciar relações baseadas no afeto — a maneira com que o quilombo é construído e significado cotidianamente.

 

São Tomé e Príncipe

Em São Tomé e Príncipe, o Dia das Crianças, comemorado em 1º de julho, tem um significado especial: ir à escola é um motivo de orgulho, e são realizadas festas em todos os colégios. Para as meninas, o evento é ainda mais marcante. É quando suas mães capricham nos trançados de seus cabelos, transformando-os em verdadeiras obras de arte, símbolos da cultura e da dignidade resgatadas naquele momento. As 10 imagens que compõem a mostra Dignidade, de Marcelo Weiss, captam os olhares e a alegria de cada uma dessas meninas.


Serviço:
Abertura da exposição ParanÁfrica, com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss
Data: 20/11/2023
Horário: 11h
Até dia 30 de novembro de 2023
Local: Hall Térreo
 

Programação:

 

Sexta-feira, 24 de novembro

 

Roda das mulheres pretas

Com Joana Martins, Coordenadora Geral do ParanÁfrica e Jo Maccari, cantora e membra do Bloco Pretinhosidade.

Local: Hall térreo

Horário: 11h

 

 

 

Terça-feira, 28 de novembro

 

Juventude preta, seus desafios e perspectivas

Com o advogado Valney Franciso de França Filho

Local: Hall térreo

Horário: 17h30

 

 

Quinta-feira, 30 de novembro

 

Encerramento da exposição com o Coral Vozes de Angola, grupo musical de cegos angolanos que cantam músicas africanas autorais e demais estilos musicais.

Local: Hall térreo

Horário: 17h