Biblioteca Pública abre novas turmas da oficina gratuita de leitura e escrita 24/02/2022 - 13:35

A Biblioteca Pública do Paraná está com inscrições abertas para mais uma edição do curso De Próprio Punho — Oficina de Leitura e Escrita, realizado entre março e junho em parceria com o professor Rafael Ginane Bezerra. São duas turmas, nas modalidades online e presencial, com 30 vagas disponíveis no total. As aulas online são ministradas nas noites de quinta-feira, das 18h às 20h. Os encontros presenciais acontecem na sala de cursos da BPP, sempre às sextas-feiras, das 9h30 às 11h30. Para se inscrever gratuitamente, os interessados devem enviar uma breve mensagem, entre os dias 2 e 4 de março, para o e-mail rginane@gmail.com. Os candidatos devem escrever uma breve apresentação pessoal e explicar por que querem participar da oficina, além de indicar a modalidade desejada.

Inspirada em um modelo proposto pelas escritoras argentinas Lilia Lardone e Maria Teresa Andruetto, a oficina De Próprio Punho oferece um espaço de sociabilidade para quem gosta de literatura. A cada encontro, Ginane compartilha a leitura de textos breves, priorizando o gênero conto, para em seguida propor exercícios práticos de recuperação das lembranças afetivas, exploração do imaginário, mobilização dos sentidos sensoriais e organização formal do discurso.

Rafael Ginane Bezerra é professor de Didática e Letramento Literário na UFPR. Participou de oficinas de escrita com Amilcar Bettega, Gustavo Pacheco e Flávio Cafiero (Brasil), Javier Quintá e David Voloj (Argentina) e Andrés Torres-Scott (México). É autor dos livros de contos A Dor de Uma Família (2018) e Rua Professor Cleto, 381 (2020).
 

SERVIÇO

De Próprio Punho — Oficina de Leitura e Escrita

Modalidade online: todas as quintas-feiras, das 18h às 20h, a partir de 10 de março (15 vagas)

Modalidade presencial: todas as sextas-feiras, das 9h30 às 11h30, a partir de 11 de março (15 vagas)

Inscrições gratuitas entre os dias 2 e 4 de março pelo e-mail rginane@gmail.com