BPP lamenta a morte de Romeu Paulo da Costa 06/05/2014 - 10:30

O engenheiro que projetou o atual prédio da Biblioteca Pública do Paraná, no centro de Curitiba, faleceu no último sábado, dia 3 de maio, aos 90 anos. Ele foi um dos pioneiros do estilo arquitetônico modernista que marcou a paisagem curitibana

A Biblioteca Pública do Paraná lamenta a morte de Romeu Paulo da Costa, engenheiro que projetou o atual prédio da BPP, no centro de Curitiba. Costa faleceu no último sábado, dia 3 de maio, aos 90 anos.

Romeu Paulo da Costa Romeu foi um dos pioneiros do estilo arquitetônico que marcou para a paisagem curitibana. Produzindo desde anos 1940, o engenheiro fez parte de uma geração de profissionais que ajudou a dar uma guinada modernista na arquitetura da capital paranaense a partir do final da primeira metade do século XX.

Nascido em 25 de janeiro de 1924, Romeu Paulo da Costa era formado em Engenharia Civil desde 1948 e foi o criador projetos que hoje já estão fortemente integrados na paisagem da cidade e no imaginário dos curitibanos, como o Edifício Marumbi, na Praça Santos Andrade.
 
Mas é a Biblioteca Publica do Paraná sua maior obra e a que mais evoca o modernismo da década de 1950. Construída em apenas oito meses, a BPP fez parte do ideário de modernidade que o governo de Bento Munhoz da Rocha Netto implantou no Estado. Junto ao Teatro Guaíra, ao Centro Cívico e à Praça 19 de Dezembro, a Biblioteca é emblemática não só por sua arquitetura, mas também por sua concepção: foi uma das primeiras de livre acesso construídas no país.

GALERIA DE IMAGENS