BPP implementa biometria para empréstimos de livros 05/08/2016 - 16:10

A Biblioteca Pública do Paraná acaba de implementar a biometria de identificação digital para empréstimos de livros. O cadastramento das digitais é feito na seção de empréstimos da BPP e pode ser realizado tanto por leitores que já possuem carteirinha, quanto por novos usuários. A iniciativa é parte do processo de modernização da BPP, iniciado em 2011, quando a rede lógica e elétrica do prédio foi trocada e expandida, o que possibilitou a implementação da rede de internet sem fio.

A utilização da biometria possibilita maior controle do cadastro individual e dá mais praticidade no registro de novos usuários. Ainda em fase de transição, a biometria substituirá, de maneira gradativa, a utilização das carteirinhas.

A chefe da Divisão de Informática da Biblioteca, Elizabeth Sillos, lembra que o empréstimo por senha continua necessário para a renovação online e para as pessoas que tiverem algum problema na identificação das digitais. “O novo sistema proporciona maior controle do acervo e a redução de perdas de obras. Isso assegura que apenas o titular da carteirinha consiga realizar empréstimos”, diz Elizabeth.
 

GALERIA DE IMAGENS