Autores recebem Prêmio Paraná de Literatura 2013 13/12/2013 - 15:22

Livros premiados serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promoveu na manhã de ontem (12) o evento de entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2013. Cerca de 900 autores de todo o País enviaram livros inéditos para a segunda edição do concurso, que premiou Meu primeiro morto, de Jaci Palma (SP), Fábulas para adulto perder o sono, de Adriane Garcia (MG), e Ensaio sobre o entendimento humano, de Caetano W. Galindo (PR). Cada vencedor receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pelo selo editorial Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares. Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e o diretor da BPP, Rogério Pereira.

Foto: Lina Faria

Rogério Pereira (diretor da Biblioteca Pública do Paraná), Paulino Viapiana (Secretário de Estado da Cultura), Adriane Garcia (vencedor na categoria Poesia),
Caetano W. Galindo (vencedor na categoria Contos) e Omar Godoy (jornalista e coordenador do prêmio).

Viapiana destacou a importância do Prêmio Paraná não só para o cenário literário, mas também para a cultura do Estado em geral. “Torço para que o concurso tenha muitas edições no futuro”, afirmou o secretário, que também ressaltou a distribuição gratuita dos livros vencedores para bibliotecas e instituições culturais de todo o Brasil.

Para o diretor do BPP, esta segunda edição consolida o prêmio como um dos principais do gênero no País. Ele agradeceu o empenho da comissão organizadora e de toda a equipe de colaboradores da BPP. “O concurso é mais uma das várias ações da Biblioteca Pública voltadas para a inserção do livro e da leitura no dia a dia das pessoas”, disse.

Vencedor na categoria Contos (Prêmio Newton Sampaio), Caetano W. Galindo agradeceu a presença de seus familiares e alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e chamou a atenção para o conjunto de projetos que a BPP desenvolve desde 2011. “Espero participar sempre do Prêmio e de outras atividades da Biblioteca.”, afirmou.

Adriane Garcia, premiada na categoria Poesia (Prêmio Helena Kolody), revelou que não imaginava estrear na literatura com Fábulas para Adulto perder o sono. “Eu me surpreendi com essa vitória no Prêmio Paraná. Tenho um original anterior pronto, na gaveta, e sempre pensei que publicaria ele primeiro”, disse a escritora, que também elogiou o visual da capa de seu livro. O autor vencedor na categoria Romance (Prêmio Manoel Carlos Karam), Jaci Palma, teve um contratempo e não conseguiu vir a Curitiba.

As obras concorrentes ao Prêmio Paraná de Literatura foram avaliadas por um júri formado por nove membros (três em cada categoria). Alberto Mussa, Leyla Perrone-Moisés e Luís Augusto Fischer foram os jurados da categoria Romance. Raimundo Carrero, Beatriz Resende e Charles Kiefer escolheram o melhor livro de contos. Eucanaã Ferraz, Rodrigo Garcia Lopes e Alberto Martins analisaram as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.

GALERIA DE IMAGENS