Autores paranaenses comentam seus processos criativos na Flibi 27/10/2017 - 10:50
Nesta sexta-feira (27), às 15h, os autores Andressa Barichello, Geraldo Magela e Guido Viaro participam de um bate-papo na 1ª Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi). O evento acontece na Arena BPP, com mediação do jornalista Marcio Renato dos Santos, curador do evento. A entrada é franca.
Os três escritores paranaenses vão responder à seguinte pergunta: de onde vem a ficção? A partir desta questão, os convidados expõem como são elaborados os seus textos literários. Autora do livro Crônicas do cotidiano e outras mais (2014), Andressa Barichello participa da antologia 15 formas breves, editada pelo selo Biblioteca Paraná, com o conto “Repetição” e é mestre em Direito e Literatura pela Universidade de Lisboa.
Geraldo Magela é autor, entre outros títulos, das coletâneas de poemas Bendita Boca Maldita (1982) e Os calombos dos quilombos (1983), e dos livros de contos Curitiba nunca se sabe (2015) e O homem é produto do e-mail (2016). Guido Viaro é romancista, autor de 14 livros, entre os quais O quarto do universo (1998), No zoológico de Berlim (2008), A revelação frutosa (2011), Confissões da condessa Beatriz de Dia (2013), A sombra dourada (2017) e O comprador (2017).
a programação completa da Flibi.
A Flibi
A Flibi segue até 28 de outubro com programação variada, incluindo a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, observa que a Flibi é a primeira festa literária realizada por uma biblioteca brasileira. “É um fato inédito no país. Há uma série de festas literárias por todo o Brasil, mas até agora nenhuma outra biblioteca realizou algo semelhante”, diz Fiani.
160 anos da BPP
A realização da Flibi, que conta com o apoio da produtora cultural Cassandra Joerke e da empresa de Boca em Boca, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.
Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.
Serviço:
Bate-papo com Andressa Barichello, Geraldo Magela e Guido Viaro
Mediação de Marcio Renato dos Santos
Dia 27 de novembro, a partir das 15 horas
Arena BPP
Festa Literária da Biblioteca (Flibi)
Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro, Curitiba)
a programação completa da Flibi
Gratuito
Mais informações: (41) 3221-4974