Autoras recebem Prêmio Paraná 2014 na BPP 12/12/2014 - 15:20

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promoveu na manhã desta sexta-feira (12) o evento de entrega do Prêmio Paraná de Literatura 2014. As autoras Vanessa Barbara (vencedora da categoria Romance, com Operação impensável), Adriana Griner (ganhadora da categoria Contos, com No início) e Sônia Barros (vencedora da categoria Poesia, com Fios) participaram da cerimônia, realizada no auditório Paul Garfunkel da BPP.

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e o diretor da Biblioteca, Rogério Pereira. Viapiana destacou a consolidação do Prêmio Paraná, que em 2014 chegou à terceira edição. “A cultura é o único serviço público que, quanto mais se consome, mais se quer consumir. Por isso, este Prêmio certamente vai continuar pelos próximos anos, incentivando e promovendo a literatura brasileira.”

premio


O diretor da BPP, Rogério Pereira, lembrou que o concurso vem ganhando ressonância no cenário da literatura contemporânea ao premiar autores já consolidados e iniciantes. “Quase todos os livros premiados foram, posteriormente, reeditados por editoras comerciais. Isso demonstra a qualidade das obras e autores selecionados.”

Cerca de 650 autores de todo o país enviaram livros inéditos para a terceira edição do concurso. O vencedor de cada categoria recebeu R$ 40 mil e teve sua obra publicada pela BPP, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberam 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar os trabalhos por outras editoras.

secretario prêmio


Emocionada, Sônia Barros, vencedora na categoria Poesia, contou que já havia inscrito o livro Fios na segunda edição do Prêmio, em 2013. Desde então, retrabalhou os poemas para novamente inscrevê-los no concurso. “Por sugestão do poeta Donizete Galvão [morto em 2014], reescrevi o livro e concorri novamente. Receber um prêmio em uma biblioteca como esta, tão importante, é muito especial. As bibliotecas públicas sempre fizeram parte da minha vida, fico especialmente emocionada por isso”, disse Sônia, autora de vários livros infantojuvenis e de uma coletânea de poemas, mezzo voo.

A ganhadora da categoria romance, Vanessa Barbara, que é colunista do jornal O Estado de S. Paulo e autora de outros quatro livros, disse que escreveu Operação impensável especialmente pensando no Prêmio Paraná. “Eu precisava estabelecer metas para mim mesmo, então comecei a escrever em 2012.”

Rogério prêmio



Única estreante entre as ganhadoras, Adriana Griner contou que teve a ideia de escrever os contos de No início a partir da leitura do Velho Testamento, durante o período em que morou em Israel. “Lá eu trabalhava com crianças, e um dia chegou uma professora que começou a falar de religião. Peguei mais tarde, então, o Velho Testamento para tentar entendê-lo, compreender aquelas histórias, e levei um choque. No início, portanto, nasceu de um choque.”

No total, nove jurados avaliaram os originas do Prêmio Paraná 2014. Elvira Vigna, Regina Zilberman e Lourival Holanda foram os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Cíntia Moscovich, Antonio Carlos Viana e Paulo Venturelli escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Luci Collin, Augusto Massi e André Seffrin analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da BPP.

GALERIA DE IMAGENS