Assembleia aprova Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura 01/04/2013 - 10:50

Coordenado pela Biblioteca Pública do Paraná, Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL) reúne políticas públicas que visam a democratização do acesso ao livro e a valorização da leitura


A Lei do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL), que define os rumos das políticas públicas na difusão da leitura no Estado, foi aprovada no último dia 24 de março pela Assembleia Legislativa do Paraná. Agora a Lei segue para a sanção do governador Beto Richa.

O Plano Estadual do Livro começou a ser elaborado em 2010 pela Secretaria de Estado da Cultura e da Educação (Seec), mas não foi concluído. O atual governo retomou o Plano e a Seec, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, dando continuidade à proposta e acrescentando algumas diretrizes para a política estadual do livro e leitura no Paraná.

Em 2011, a BPP realizou três audiências públicas para apresentar a minuta do Plano, sendo duas no interior do Estado – em Foz do Iguaçu e Maringá – e uma em Curitiba.

Além da comissão de especialistas que redigiu o texto e das audiências realizadas com a população, a pesquisa Retratos da Leitura no Paraná, realizada em 2010 pela Paraná Pesquisas, em parceria com a Gazeta do Povo, a Posigraf e do deputado federal Marcelo Almeida, também foi utilizada na elaboração do PELLL paranaense.

“O objetivo do Plano é transformar o Paraná em um Estado de leitores, desenvolvendo, para isso, diversas ações que visam democratizar o acesso ao livro, fomentar e valorizar a leitura e incentivar a produção literária paranaense, dinamizando a cadeia produtiva do livro”, diz Rogério Pereira, diretor da Biblioteca Pública do Paraná e coordenador do Plano.

O PELLL, portanto, tem como meta reunir, organizar e garantir a continuidade dessas ações ao longo dos próximos anos. “O Plano, por si só, não vai garantir nada. Precisamos de ações concretas. Por isso a Lei aprovada na Assembleia Legislativa vai garantir que as ações propostas sejam implantadas”, diz Paulino Viapiana, Secretário da Cultura do Estado do Paraná.

Seguindo as orientações do Plano Nacional do Livro e Leitura, o PELLL paranaense é orientado por quatro eixos principais: democratização do acesso ao livro, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização da leitura e comunicação e desenvolvimento da economia do livro.

Segundo Rogério Pereira, outro objetivo do Plano é “descentralizar” a cultura no Paraná. “Claro que os grandes centros, como Curitiba, Londrina e Maringá continuarão sendo assistidos, mas precisamos colocar em prática as ações no interior. E isso tem ocorrido desde 2011, com diversas ações de leitura acontecendo antes mesmo da aprovação da Lei. Um bom exemplo é o Prêmio Paraná de Literatura, que teve sua primeira edição em 2012, com três categorias: Romance, Conto e Poesia.”, diz Pereira. A Lei aprovada garante a continuidade do Prêmio nesta e nas próximas gestões.

GALERIA DE IMAGENS