Artista Juliana Stein lança livro com recursos de acessibilidade na Biblioteca Pública  19/06/2023 - 13:08

Na próxima quarta-feira (21), a partir das 17h30, a BPP recebe o evento de lançamento do livro O Verso da Página Contém o Outro Lado, de Juliana Stein. A publicação traz fotografias, ilustrações e poesias visuais e foi transcrita para o braille pela Biblioteca Pública do Paraná.

Além da transcrição, a Seção Braille da BPP confeccionou um caderno específico em papel e código braille com as descrições de todas as imagens da obra — são trabalhos inéditos da artista que já representou o Brasil na 55º Bienal de Veneza e 29º Bienal de São Paulo, entre outras mostras no Brasil e no exterior.

“Com este livro, dou continuidade ao meu trabalho e proponho reflexões em torno do espaço subjetivo da leitura, seja do texto ou da imagem. Meu interesse é investigar o que se manifesta com caráter de traço e se instala nas entrelinhas do que falamos, vemos e representamos sobre o mundo e sobre nós mesmos”, afirma a autora. 

Há 10 anos, em 2013, Juliana Stein realizou suas primeiras oficinas de fotografia para pessoas com deficiência visual com o apoio da Seção Braille e palestras que exploravam técnicas da imagem a partir dos sentidos do toque e da audição. Em 2017, foi curadora da exposição Te Empresto Meus Olhos, produzida pelos alunos da Oficina de Fotografia da BBP. 

O Verso da Página Contém o Outro Lado foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e produzido pelo Instituto Isso Conta. 

 

Serviço

Lançamento do livro O Verso da Página Contém o Outro Lado

Sessão de autógrafos com Juliana Stein

Dia 21/6, às 17h30

Hall térreo

Entrada gratuita

 

Biblioteca Pública do Paraná 

Cândido Lopes, 133 - Centro 

Curitiba - PR 

41 3221-4900 

 

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h