Arquiteto Mauricio Melara lança livro na Biblioteca Pública do Paraná 07/04/2022 - 13:36

A Biblioteca Pública do Paraná recebe neste sábado (9), a partir das 10h, o evento de lançamento do livro A Arquitetura de Mauricio Melara. Publicado pela editora Zeta, a obra traz uma seleção com 22 projetos de Melara, a maioria residenciais, em que se destacam as fachadas esculturais e a experimentação de acabamentos. O encontro acontece no hall térreo, com entrada gratuita e a participação do pianista Davi Sartori — interpretando um repertório de jazz e bossa nova durante a sessão de autógrafos.

“Acredito que a qualidade de uma edificação está no estudo profundo da luminosidade, das transparências, da integração dos ambientes e no emprego de texturas e cores. Paisagismo, volumetria equilibrada, integração do entorno e sustentabilidade formam a minha equação ideal de trabalho”, afirma o arquiteto, que completou 27 anos de carreira em 2022.

Entre os trabalhos apresentados no livro, chama a atenção o escritório do próprio Melara, que ilustra a capa e foi reconhecido com o primeiro lugar no Prêmio ABCEM 2019, concedido pela Associação Brasileiro da Construção Metálica. “Nosso projeto testou todos os limites da ocupação do terreno de 280 metros quadrados. Nele empreguei elementos industrializados e reaproveitamento de materiais. No entanto, sem sombra de dúvidas, a parte mais interessante do endereço é a estrutura metálica — suspensa a 7 metros de altura — sobre pilotis, referência arquitetônica modernista herdada pela arquitetura contemporânea”, explica.

 

Serviço

Lançamento do livro A Arquitetura de Mauricio Melara

Dia 9 de abril, a partir das 10h, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná

Entrada gratuita