Arquiteta Iaskara S. Florenzano lança livro sobre o patrimônio industrial de Curitiba na Biblioteca Pública 13/05/2022 - 12:36

A arquiteta, urbanista e professora Iaskara S. Florenzano lança na próxima terça-feira (17), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, o livro Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças. A obra é o resultado de mais de uma década de estudos sobre o bairro que abrigou o primeiro distrito fabril de Curitiba — e, segundo a pesquisadora, pode explicar um pedaço significativo da história do desenvolvimento urbano da cidade no século XX. O evento começa às 17h e inclui uma palestra com a autora. A entrada é gratuita.

“A paisagem do Rebouças é a expressão concreta da cultura que o originou e o transformou e pode ser considerada um documento arqueológico autêntico das dinâmicas sociais impressas sobre o seu território”, afirma Iaskara. Em seu livro, ela também apresenta considerações críticas a respeito da trajetória do bairro a partir da segunda metade do século passado e defende o seu reconhecimento como bem cultural preservável. “Nenhuma iniciativa destinada a esta área deu conta de sua complexidade, pelo desconhecimento de sua importância e pela fragilidade das interpretações de seus conteúdos”, completa a arquiteta, que viabilizou o projeto do livro por meio da Lei Municipal de Incentivo da Fundação Cultural de Curitiba.

Iaskara S. Florenzano é arquiteta, urbanista e professora do curso de pós-graduação em Patrimônio, Arquitetura e Cultura — PARC, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná em convênio com a Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba e École de Chaillot — Paris. Participa de grupos de pesquisa sobre patrimônio industrial e paisagem urbana ligados à PUCPR e UTFPR.

Serviço

Evento de lançamento do livro Um Olhar Sobre o Patrimônio Industrial do Rebouças, de Iaskara S. Florenzano

Dia 17 de maio, a partir das 17h, no auditório da BPP