RECITAL EXU DO AMOR COM NELSON MACA
Auditório, PR, Brasil
Apresentação de livros e performance artística que mescla poemas de Macas com letras gravadas por Itamar Assumpção, Jards Macalé e Luiz Melodia.
Dia: 26 de agosto (quarta-feira)
Horário: 17h30 (abertura) e 18h30 (performance)
Local: Auditório
Capacidade: 132 pessoas
Mais informações:
O interesse por Exu e suas simbologias está presente na escrita e na performance de Nelson Maca há bastante tempo. Mas foi em 2022, quando foi selecionado para a residência artística internacional no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica, Bahia, que o escritor aprofundou seu olhar sobre o orixá. A imersão fundamentou um conjunto de poemas publicados em Thank You Exu, seu quinto livro, além de duas performances.
Natural do Paraná, o poeta volta a Curitiba, no dia 26/08, para mostrar o espetáculo Exu Do Amor e assinar seus livros em evento a partir das 17h30, na Biblioteca Pública do Paraná. A apresentação artística, às 18h30, mescla poemas de sua autoria com letras gravadas por Itamar Assumpção, Jards Macalé e Luiz Melodia. "A experiência do quase isolamento na Ilha de Itaparica abriu-me novos canais de percepção para a escrita, performance e também para as qualidades de Exu. Isso tudo, com certeza, se reflete no livro e no recital”, afirma Maca. O resultado está nos 21 poemas que constroem uma narrativa sobre Exu, suas qualidades, funções e ambientes, de sua origem à simbologia atual, segundo a cultura afro-baiana.
Em Exu Do Amor, ele lê clássicos de Itamar, Jards e Melodia, incluindo parcerias de Alice Ruiz, José Carlos Capinam, Paulo Leminski, Sérgio Paiva e Waly Salomão e citação de Jorge Mautner, Herivelto Martins e Waldemar Gomes. Entre as letras, traz poemas autorais dedicados ao orixá Exu. O espetáculo se estrutura sobre o eixo temático do amor, alternando euforia, melancolia, agressividade, equilíbrio, desespero, doçura e fuga.
A performance circula desde o fim de 2024 e já foi mostrada em espaços como o Sesc Pinheiros, Itaú Cultural, Ria Livraria e Teatro Clariô (SP), Casa de Alzira (PE), Muhcab (RJ), Casa GOG e Casa Simples (DF), Livraria Vertov (PR), Casa Pagã e Muvuca Livraria (Flip, RJ), Memorial Esperança Garcia (PI), Instituto Caminhos (RS).
●●●
Nelson Maca - Natural de Telêmaco Borba, morou em Curitiba. Reside em Salvador desde 1989. Articulador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, produziu vários eventos de negritude, literatura e hip hop, como o Sarau Bem Black, o Slam Lonan e a Balada Literária da Bahia. É autor dos livros Gramática da Ira (2015/poesia), Go Afrika (2019/poesia), Relatos da Guerra Preta ou Bahia Baixa Estação (2020/contos) e Ani: Todos os Felas do Mundo (2022/romance), todos lançados pelo selo Blackitude.


